Conforme levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, atualmente 22 famílias esperam por vagas junto à escola de educação infantil do município. A prefeita Carmen Goerck destaca que a Administração Municipal está se esforçando para diminuir o tempo de espera dessas famílias. “Embora a cada gestão tenham sido construídas novas salas, e em 2015 ter sido zerado o passivo que existia em relação às vagas, o ano de 2016 já começou com novas inscrições e hoje já temos fila novamente. Estamos trabalhando para agilizar este processo”, relata. Segundo a apuração mais da metade destas famílias buscam por vagas no Nível 1, ou seja, bebês com menos de dois anos.

Na busca da resolução de forma mais breve desta situação foi instituída pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, uma comissão que tem se reunindo para avaliar a lista existente, a partir de critérios definidos em lei. Um destes critérios é que os pais estejam comprovadamente trabalhando. “Inclusive as famílias fiscalizam e denunciam quando encontram casos em que não esteja sendo cumprido este critério”, conta Carmen. O secretário da pasta, Diego Konrad, confirmou que a comissão solicitou averiguação por parte da Assistência Social de todas as denúncias através de visitas e depoimento de vizinhos.

Desta forma, as crianças de zero a três anos, cujos pais não comprovarem que estão trabalhando, perderão a vaga, passando-a para famílias que possuem o comprovante de vínculo empregatício. A prefeita Carmen ainda destaca que é compromisso dessa Administração ampliar a oferta de vagas e que se está sendo tomadas as medidas possíveis para que isso aconteça.

8 de abril de 2016 – Educação, Cultura e Desporto