A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto promoveu nesta quarta-feira (20, na Seubv, capacitação sobre a Lei Lucas que trata sobre atendimentos de primeiros socorros nas escolas.

Todos os educadores que atuam nas escolas Emei Vó Olga, Emef Ireno Bohn e Emef Santo Antônio de Pádua participaram da atividade coordenada pelo instrutor Albino Gesdorf Júnior do Grupo Anjos da Vida (Gavi). A capacitação para os profissionais da Educação já tinha ocorrido no ano passado e agora se deu uma atualização dos procedimentos conforme exigência da legislação.

A Lei Lucas (13722/18) foi sancionada dia 04/10/2018. Ela obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

SAIBA MAIS

A necessidade da lei ficou evidenciada depois de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um simples passeio escolar. Motivo: asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos. Ou seja, ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro quente que serviram no lanche. Mas não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada. Essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento.