Os profissionais de atuam na alfabetização de alunos nas quatro escolas de Mato Leitão concluíram na semana passada mais uma etapa do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O curso com 100 horas reuniu 60 educadores (educação infantil e fundamental até o 5º Ano) com encontros que tiveram início em dezembro do ano passado.
A formação foi concluída no dia 13 de agosto com seminário municipal no auditório da Escola Santo Antônio de Pádua, na Vila Santo Antônio. A secretária Isabel Cristine Machry e diretora pedagógica da Secretaria de Educação Liziane Decker acompanharam o encontro.Neste último encontro, os profissionais divididos em grupos apresentaram o resultado do trabalho e trocaram experiências com os demais educadores. “Minha avaliação é muito positiva destra etapa da formação. Os professores puderam mostrar aquilo que é feito em sala de aula para melhorar a alfabetização”, disse a coordenadora Simone Teresinha da Rosa Maggioni.
Com o encerramento do ciclo de estudos, os professores participantes da formação receberão certificado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e os monitores do Município. Em Mato Leitão, estão matriculados 983 alunos nas escolas Emei Vó Olga, Emef Santo Antônio, Emef Ireno Bohn e Colégio Estadual Poncho Verde. Na rede municipal são 585 crianças.
SAIBA MAIS
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem o propósito de apoiar todos os professores que atuam no ciclo de alfabetização a planejarem as aulas. O PNAIC foi implementado no início de 2013.