Comissão debateu o tema e demais aspetos da semana da Pátria na tarde de ontem, 2

Durante a tarde da última terça-feira, 2, as direções das quatro escolas de Mato Leitão: Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga, Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ireno Bohn, Emef Santo Antônio de Pádua e Colégio Estadual Poncho Verde, estiveram reunidas com o secretário de Educação, Cultura e Desporto Diego Konrad e o professor de educação física Jacson Richter para debater a organização da Semana da Pátria deste ano. Entre as principais definições, estava a escolha do tema municipal.

Em Mato Leitão, os momentos cívicos irão girar em torno do tema, “Em tempos de valores olímpicos, a paz e a união nos inspiram”. A frase surgiu como proposta de fazer referência aos jogos olímpicos que estão acontecendo no Brasil neste mês de agosto. Juntamente com esta ideia buscou-se resgatar a simbologia por detrás deste momento, principalmente a de paz. Quanto aos valores olímpicos destacam-se a amizade, respeito, excelência, coragem, igualdade e determinação, que serão trabalhados durante o Desfile que ocorre no dia 3 de setembro na rua central do município.

Além disso, se buscou com esse tema fazer uma referência à questão de segurança, baseando-se nos temas nacional, “100 anos de Civismo da Defesa Centenária da Liga Nacional” e Estadual, “100 anos da Academia da Polícia Militar”, tendo em vista que a segurança pública foi um assunto muito debatido no município durante este ano.

Em 2016, o desfile cívico já está marcado para 3 de setembro, com início programado para as 9h. A chegada do Fogo Simbólico da Pátria ao município será feita na sexta-feira que antecede o desfile, dia 2, defronte a Prefeitura. Após a hora cívica organizada pelo Colégio Estadual Poncho Verde ele segue para as outras escolas. Cada educandário preparará a seu momento cívico, que envolverão os alunos. Atletas da Cidade das Orquídeas farão a condução do fogo para as escolas.

Para o dia do desfile será disponibilizado transporte, cujo roteiro será divulgado posteriormente. A banda da Escola Estadual de Ensino Médio Mariante está confirmada para participar novamente do evento na Cidade das Orquídeas.

3 de agosto de 2016 – Educação, Cultura e Desporto