O Condomínio Avícola Mato Leitão está completando três anos de trabalho na terminação de frangos. A unidade, que integra projeto da Dália Alimentos, já recebeu mais de 3,8 milhões de aves, em 17 alojamentos.

O último carregamento ocorreu em maio último, com 175 mil aves. O Supervisor de Avicultura da Dália Alimentos, Gustavo Trein Peukert, destaca os bons resultados. “Foi primeiro condomínio a ter uma boa performance de produção, já em 2021”, disse. Ele informa que o próximo alojamento está previsto para as próximas semanas, coma uma previsão de 160 mil frangos.

Localizado numa área de 10,4 hectares na localidade de Sampaio Baixo, o Condomínio Avícola reúne 16 associados de Mato Leitão, dois de Cruzeiro do Sul mais uma cota da Dália Alimentos. A implantação do complexo, envolvendo oito pavilhões e demais estruturas, iniciou em 2016 com a eleição da primeira diretoria do condomínio presidida por João Carlos Machry, vice José André Schmitz e tesoureiro Gerson Alf.

O projeto, pioneiro no Município, sempre contou com apoio da administração Carlos Alberto Bohn/Arly Stöhr (Flecha), através da concessão de incentivo com doação da área, serviços de máquinas, acesso ao local, poço artesiano e rede de energia elétrica.

 

ASSOCIADOS

– Mato Leitão: Edo Inácio Alf, Gerson Luis Alf, João Carlos Machry, Vilson André Becker, Airton Becker, Ariel Maldaner, Ênio Roque Heisler, Moisés Francisco Heisler, César Augusto Heisler, Arcênio Maldaner, Miguel Becker, Daniel Stöhr, Juliano André de Saibro, Bruno Lucas Heissler, Paulo Roberto Pilz e Joice Inês Pilz.

– Cruzeiro do Sul: José André Schmitz e Tomas Fernando Sehn.

PARCERIA

A implantação do Condomínio Avícola Mato Leitão é resultado de uma parceria entre Prefeitura, Dália Alimentos e agricultores. “Deu muito certo. São valores altos neste tipo de empreendimento. Se não fosse uma parceria e através de um condomínio, nenhum de nós (agricultor) teria condições de fazer por conta própria”, afirma o associado e atual presidente, Moisés Francisco Heisler.

“O projeto também é positivo para o Município. A Prefeitura já está recuperando o incentivo através do retorno de impostos”, disse. Heisler destaca também o envolvimento dos associados. “O grupo é unido. Iniciamos num momento muito difícil (pandemia e problemas com exportações) e seguimos firmes com o propósito de vencer nesta iniciativa inédita para Mato Leitão”, concluiu.

Eleito em julho de 2022, Moisés Heisler terá um mandato de três anos juntamente com o vice-presidente Ariel Maldaner e tesoureiro Gerson Alf.

RETORNO

Mais de R$ 515 mil em 2022. Esse é retorno financeiro aos cofres públicos do primeiro exercício em atividade do condomínio, através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Para este ano, conforme projeções do Setor de Tributos da Prefeitura, o retorno poderá chegar ao montante de R$ 864 mil, caso se confirme a receita do Estado. O condomínio é também o líder no ranking municipal de maiores produtores rurais por Valor Adicionado Fiscal, conforme dados da Secretaria Estadual da Fazenda.

O prefeito Carlos Alberto Bohn reforça que a implantação do condomínio é uma iniciativa extremamente importante dos agricultores com participação efetiva da Prefeitura. “Trata-se de um projeto inovador da Dália Alimentos. Esse empreendimento já vem dando resultados aos associados com retorno financeiro para a economia local”, disse.

Bohn cita que o projeto vem de encontro a política de desenvolvimento no setor primário e de um crescimento equilibrado nos mais diversos setores produtivos. “Os agricultores estão de parabéns pelo espírito empreendedor, de criar o condomínio e seguir com esse trabalho”, finaliza.

OBRAS

 – abril 2017: administração concretiza compra da área que pertencia aos irmãos Paulo Roberto e Iloir Pilz

– outubro 2017: Secretaria Municipal de Obras inicia trabalhos na preparação do terreno

– dezembro 2018: primeiro carregamento de material para a construção dos oito pavilhões e demais estruturas

– junho 2020: primeiro alojamento de pintos