O escritório municipal da Emater/Ascar de Mato Leitão teve que suspender temporariamente a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos produtores do município tendo em vista ordem superior proveniente do escritório Regional da Emater de Soledade.

Conforme orientação repassada aos escritórios municipais, apenas os municípios com convênios de Chamada Pública com os Ministérios podem neste momento continuar elaborando o CAR. Os municípios onde os escritórios não possuem estas Chamadas e estão elaborando o CAR deverão aguardar um Termo de Cooperação a ser feito entre a Emater e entidades Governamentais.

No caso de Mato Leitão, já foram elaborados pela Emater 211 cadastros ambientais para 153 produtores de forma gratuita.  Com base nestes fatos, o escritório local deverá retomar a elaboração destes cadastros assim que for efetivado o devido Termo de Cooperação.

O prazo para a elaboração do CAR termina em 5 de maio de 2016 e, após este período, o sistema estará bloqueado. Em Mato Leitão a Emater estava fazendo o CAR e deverá manter este parâmetro com a reabertura somente para produtores rurais que tem movimentação no bloco de produtor ou que arrendam as suas áreas para outros produtores gerarem esta renda.

Prioritariamente serão feitos os cadastros dos produtores que financiam a sua produção junto as instituições financeiras (bancos) e os demais serão sequenciais. Em caso de dúvidas pedimos que os produtores entrem em contato com o escritório local da Emater.

15 de janeiro de 2016- Agricultura e Meio Ambiente