Emef SAP desenvolve atividades em prol do aniversário de 55 anos da escola.

O dia desta terça-feira, 15 de setembro, foi diferente e especial para alunos, professores e funcionários da EMEF Santo Antônio de Pádua. A escola, que foi criada pela família Chaves e em 1960 passou a existir definitivamente, sendo assumida pelo Estado, comemorou durante o dia desta terça seus 55 anos de história e de conquistas.
A Prefeita, Carmen Goerck, e a Secretária de Educação, Edelvani Loeblein, participaram das atividades alusivas a passagem da data. A programação contou com hora cívica e distribuição do bolo de aniversário. Além disso, as famílias, funcionários e os alunos de cada turma fizeram cartões para a escola, que foram expostos num grande mural enfeitado com balões.
A Diretora da instituição, Carla Theisen, fez um relato da história do educandário desde sua criação pela família Chaves. Falou que em 1960 a escola passou a existir de fato e de direito, sendo assumida pelo Estado e que em 1999 foi municipalizada, sendo hoje uma referência em Educação.
No decorrer de sua história, a instituição, recebeu várias ampliações, no entanto, mantém até hoje seu prédio original. A ampliação mais recente aconteceu neste ano, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e deve ser inaugurada em outubro. A Prefeita reiterou na sua fala, como professora e prefeita as conquistas adquiridas pela escola. “Quer que um empreendimento de certo? Plante no pátio de uma escola”, disse.
Ainda aconteceu apresentações das alunas da oficina de dança rítmica e dos alunos do 3º ano A. A Administração Municipal parabeniza a todos que ajudaram a construir esses 55 anos de história da EMEF Santo Antônio de Pádua, que hoje é uma referência quando o assunto é educação.

Conquistas da escola:
Ginásio de esportes;
Ensino Fundamental completo;
Pista de Atletismo;
Implantação Turno Integral;
Mais Educação.

Histórico:
Em 1941 foi criada a primeira Escola Comunitária – de madeira – na localidade de Santo Antônio. O prédio foi construído na administração do prefeito Hermes Pereira, de Venâncio Aires. As terras pertenciam a família Chaves que tinha interesse em fazer uma escola e ensinar as crianças da comunidade doando então um terreno a este município. Maria Carolina Chaves foi a primeira professora atuando por 16 anos com uma turma de 45 alunos de 1ª a 4ª série.
Depois de mais ou menos três anos fechada a mesma passou a funcionar oficialmente em 30 de março de 1960 com a professora Holdi Helena Stein Becker. Mais tarde, neste mesmo ano, foi construído um prédio de alvenaria com duas salas de aula e uma despensa. Nos fundos havia dois banheiros feitos de madeira (latrinas). Estes foram substituídos por banheiros com fossas só em 1987.
A Escola passou a ser Estadual em 1960 sob o Decreto CEE nº 11594 – 15/09/1960. Sendo acrescentada a 5ª série em 1965. A partir disso foi crescendo gradativamente recebendo mais um prédio de alvenaria na gestão da diretora Valéria Rüdiger. Em 1990 ela passou a pertencer a 6ª Coordenadoria de Educação, com sede em Santa Cruz do Sul, pois até então fazia parte da Coordenadoria Regional de Estrela.
Já em 1997 a Escola, bem como a comunidade foi presenteada com um ginásio de esportes, popularmente conhecido como ‘Tonhão’, inaugurado na primeira edição da festa Municipal do Colono Imigrante na localidade, na quarta edição da festa no município.
Em dezembro de 1998 a Escola foi municipalizada sob o Parecer do CEED nº 1093/98, D.O.E. – 21/12/98 – p. 54 e Portaria ATO/SE nº 00397 – 21/12/98, passando a chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental santo Antônio de Pádua, no então governo do Prefeito Carlos Alberto Bohn.
Tornou-se Escola-Polo e a ela foram nucleadas mais duas Escolas Municipais: Duque de Caxias (Linha Santo Antônio) e Felipe Camarão (Linha Palanque Pequeno). Mais tarde em 1999 foi reativada a 5ª série e acrescentadas sucessivamente as demais séries, até completar o Ensino Fundamental. Então em 2002 aconteceu a primeira conclusão de curso da 8ª série da Escola. No ano de 2000 foram construídas três salas de aula, banheiros com área coberta e em 2001 foi construído mais um prédio com três salas de aula. Em 2002 o refeitório e o auditório e no ano seguinte mais quatro salas de aula também com banheiros.
Alguns anos depois, em 2006, com doação de uma área de terra nos fundos da Escola pela empresa Fynomate foi construída a pista de atletismo com medidas oficiais, tornando-se então a primeira Pista de Atletismo Oficial no interior do Estado chamada João Carlos de Freitas Leitão.
Em 2012 a escola foi ampliada com mais quatro salas de aula interligadas aos demais prédios. E neste ano aconteceu a construção de mais duas salas de aula, espaço necessário uma vez que a escola atende crianças do Nível 5 (4 anos) até o 4º Ano em turno integral, somando 160 alunos, prevendo ampliar até o 5º Ano em 2016. Hoje são 300 matrículas na Educação Infantil e Ensino Fundamental, com 33 professores, 7 funcionários, 14 monitores e 4 estagiários. O projeto da Escola em 2015 é: “O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sentir, pensar e agir”.