Tradicionalistas e comunidade em geral prestigiaram durante todo o dia de ontem, 26, as atividades organizadas pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata em parceria com a Administração Municipal, que marcaram a inauguração da Pista de Laço construída no Parque Municipal das Orquídeas. Mais de 600 pessoas prestigiaram o evento e 110 duplas participaram das provas de laço organizadas pelo CTG.

A programação no local iniciou cedo, com acampamentos de diversos visitantes e também da comunidade local, que aproveitaram o dia para participar das atividades tradicionalistas organizadas. À tarde aconteceu a solenidade oficial de inauguração da obra.

O ato contou com a participação da prefeita Carmen Goerck (PP), do vice- prefeito Sergio Machado (PP), dos vereadores Adriano Fagundes (PP), Almir Nicolay (PP), Lisete Pohl (PP), Gerson Horn (PP), Emerson Kirch (PSDB), de todos os secretários municipais, do representante da Empresa Invicta, executora da Obra, Adilor Adams, da arquiteta da Prefeitura, Natália Reckziegel, do idealizador da planta da pista e capataz da campeira do CTG Querência da Mata, Nilso Dahmer, do patrão da entidade anfitriã, Eusebio Hermes, do patrão fundador do CTG Eraldo Costa, dos ex patrões Antonio Costa e Jose Franco Ribeiro (Representado pelo vice-patrão Luis Haas), do presidente do Núcleo de Orquidófilos Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (NOVA) Claudio da Costa e do atual Prendado do CTG Querência da Mata, formado por Barbara e Bruna Heinen e Andrei Bolzan da Silveira. Os pronunciamentos iniciaram pelo vice-prefeito Sergio Machado.

Primeiramente, Machado se referiu a todo o trabalho realizado pela Administração Municipal e o CTG Querência da Mata para tornar esta obra realidade. Destacou que o Executivo priorizou em sua gestão a organização de um parque destinado ao lazer da população, podendo entregar ao CTG esta obra que possibilita a realização dos Rodeios organizados pela entidade no próprio município.

Em seguida, muito emocionado, o patrão da entidade Eusebio Hermes fez seu pronunciamento. Em meio as lágrimas, agradeceu a todos que de alguma forma contribuíram para a concretização desta obra. De forma especial se referiu a Administração Municipal, destacando o envolvimento do Executivo na construção da Pista de Laço.

Para finalizar os discursos, a prefeita Carmen Goerck, falou sobre todo o processo de construção do Parque Municipal das Orquídeas. “Este será um local para os munícipes realizarem suas atividades de lazer. Além disso, servirá de espaço para eventos, como o Rodeio organizado anualmente pelo CTG Querência da Mata. Este é um, dia memorável e histórico para Mato Leitão.” Carmen ainda destacou que está é a primeira obra inaugurada no local, mas que estão programados outros investimentos. “Além da Pista de Laço, está prevista a conclusão da instalação de uma academia ao ar livre (recursos da Consulta Popular 2014), pracinha e início da arborização no local.”

Também serão investidos no Parque R$ 253 mil referentes a uma Emenda Parlamentar da Deputada Maria do Rosário (PT). O recurso será usado na construção de estrutura para banheiro, copa, portal de acesso ao parque, iluminação da Pista de Laço e cercado. Até o momento o Executivo investiu mais de R$ 300 mil em recursos próprios para a organização do Parque e construção da Pista de Laço.

Após a solenidade oficial, integrantes do CTG Querência da Mata e visitantes, montados no lombo do cavalo deram uma volta olímpica pela pista. Em seguida, os ex patrões da entidade anfitriã lançaram a primeira armada oficial, iniciando pelo patrão fundador, Eraldo da Costa e fechando a rodada com o atual patrão Eusebio Hermes. No restante da tarde seguiram as atividades campeiras e de laço.

27 de junho de 2016 – Obras, Viação e Trânsito