Durante o último final de semana ocorreu o 10º Rodeio Crioulo Estadual do CTG Querência da Mata. Este foi o primeiro ano que o evento aconteceu  no Parque Municipal das Orquídeas, em Mato Leitão, e, apesar da chuva que caiu durante o dia do sábado, um número expressivo de visitantes do município e também de outras cidades compareceram no evento. O público começou a chegar já na sexta-feira, 2, primeiro dia de evento. As provas de laço iniciaram na sexta-feira e se estenderam até o domingo, 4, último dia de rodeio.

A solenidade de oficial de abertura do evento aconteceu no domingo ao meio-dia e contou com a presença de autoridades municipais, integrantes do CTG Querência da Mata, comunidade em geral e entre tantas autoridades, contou com a participação do prefeito do município de Capitão, César Luis Beneduzi. O vice-prefeito em exercício, Sergio Machado, fez uso da palavra e em nome da Administração Municipal destacou a importância deste momento para o município. Falou sobre o constante empenho do poder público municipal para a estruturação do parque de eventos e a honra de se estar realizando o primeiro rodeio do CTG Querência da Mata em casa.

Em seguida, a prefeita, Carmen Goerck, se pronunciou e ao falar da satisfação em entregar esta obra para a comunidade e, especialmente, ver um evento tão grandioso organizado pelo CTG estar acontecendo no município, se emocionou. Salientou o empenho do vice-prefeito Sergio Machado, dos integrantes do CTG Querência da Mata e de tantas outras pessoas que contribuíram para a estruturação do parque. Ainda lembrou que ele está disponível para toda a comunidade, para os seus momentos de lazer e diversão. Carmen também destacou que o Parque Municipal das Orquídeas recebeu apenas recursos próprios para a sua construção e que a municipalidade ainda aguarda o valor de R$ 250 mil para ser investido no local, referente a uma emenda parlamentar da deputada federal Maria do Rosário.

Dando encerramento à solenidade, o patrão do CTG Querência da Mata, Eusébio Hermes, fez uso da palavra. Aproveitou o momento para agradecer ao Executivo Municipal pelo apoio, destacando que a Administração não mediu esforços para proporcionar as condições de uso do Parque Municipal das Orquídeas na realização do 10º Rodeio Crioulo Estadual do CTG. Também agradeceu a família do CTG esteve Querência da Mata, que sempre está empenhada e durante os três dias de evento esteve comprometida em trabalhar e organizar tudo para que tudo corresse bem e, também, a todos os visitantes e pessoas que participaram do evento. As atividades relacionadas ao rodeio se estenderam até o final da tarde do domingo.

Antes da final, os integrantes do CTG Querência da Mata realizaram sua tradicional cerimônia para bênção e agradecimento a Nossa Senhora Aparecida pela realização de mais um rodeio. Na oportunidade, representantes de todas as entidades que participaram do evento adentraram a pista. O patrão do CTG Querência da Mata, Eusébio Hermes, a patroa de honra da entidade e prefeita de Mato Leitão, Carmen Goerck, e o vice-prefeito em exercício, Sergio Machado, conduziram a imagem de Nossa Senhora Aparecida pela pista, passando por cada tradicionalista que estava ali presente simbolizando a bênção da santa.

Durante este momento, também foi realizada uma homenagem especial e foi feito um minuto de silêncio, tendo em vista a tragédia ocorrida com a delegação da Chapecoense na última semana e, em especial, ao venâncio-airense Eduardo Luis Preuss, o Cadu.

5 de dezembro de 2016 – CTG Querência da Mata