A segurança pública na Cidade das Orquídeas terá reforço em breve com o funcionamento do segundo ponto de videomonitoramento eletrônico. O sistema permitirá que Brigada Militar acompanhe a movimentação de veículos e pessoas.

O novo ponto de vigilância, com três câmeras, está localizado na esquina das ruas Leopoldo Hinteholz e Arnaldo Bourscheidt, proximidades da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto. A compra do equipamento foi feita pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro/Mato Leitão) através de recurso (R$ 18,5 mil) captado no Fundo Social/Filantrópico da Cooperativa Sicredi Integração RS/MG, contando ainda com apoio da Prefeitura Mato Leitão.

Os equipamentos foram instalados por uma equipe do Grupo Contel, de Garibaldi, que trabalha com videomonitoramento urbano. O gerenciamento das imagens, assim como ocorre com o equipamento instalado na Praça da Matriz Santa Inês, será feito pela Brigada Militar/Mato Leitão.

MAIS PONTOS

Em recente anúncio, o prefeito Carlos Alberto Bohn confirmou também investimento em mais conjuntos de câmeras de vigilância, com recursos próprios da Prefeitura.

A localização dos equipamentos será em pontos estratégicos para acompanhar e monitorar a chegada e saída de veículos e pessoas no perímetro urbano. Em seguida, destaca o prefeito, a intenção é levar equipamentos de vigilância para localidades do interior, auxiliando a BM na segurança pública.

FORÇA DO ASSOCIADO

“A cooperativa fica muito feliz em poder contribuir com a comunidade, através das entidades. Contribuímos com qualidade de vida para a população. Esses recursos são resultado da força e união do associado. O Sicredi já participa de outras ações na comunidade e apoio em eventos”, disse a coordenadora Administrativa/Financeira do Sicredi/Mato Leitão, Sabrina Hepp.

Referente ao ano de 2022, o Fundo Social/Filantrópico da Cooperativa Sicredi beneficiou a Associação Pais e Mestre (APM) Emei Vó Olga, APM Colégio Poncho Verde, APM Emef Santo Antônio de Pádua, Consepro, Círculo Pais e Mestres (CPM) Emef Ireno Bohn.

1º EQUIPAMENTO

O primeiro equipamento em Mato Leitão foi instalado em março de 2020. A câmera está localizada na Praça da Matriz Santa Inês. O investimento, com a câmera e sala de operação (sede da BM), superou R$ 50 mil. Parte do recurso é da Consulta Popular 2018/2019 com contrapartida da Prefeitura.

CONSEPRO

O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) foi fundado em Mato Leitão em 6 de setembro de 2004. O presidente Anselmo Soares destaca que a finalidade do conselho é de colaborar com recursos para órgãos da segurança pública. “Melhor aparelhar e manter a BM, para que possam desenvolver com maior eficiência e presteza a ação em defesa da ordem e segurança da comunidade local”, afirmou.

Além do presidente, integram a diretoria o vice-presidente Luciano Decker, tesoureiro Gilberto Carlos Pfeifer, vice-tesoureiro Jair César Schmitt, secretária Lisandra Pilz e vice-secretário Egomar Meurer. Conselho Fiscal: Adilson Freitas, Juarez Theisen e Velsi Uhri.