Destinado aos alunos da Educação Infantil e 1º e 2ºs anos do Ensino Fundamental, o primeiro dia da 13ª Feira do Livro de Mato Leitão envolveu, encantou e emocionou os alunos e professores das quatro escolas da Cidade das Orquídeas. A abertura do evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 11, e contou com a participação de autoridades municipais, das diretoras das quatro escolas do município e da Gerente do SESC – Unidade Venâncio Aires, Diane Lacerda Araújo.

Antes mesmo da abertura, os alunos já estavam envolvidos na visita aos estandes de livros. Após a solenidade, a patrona do evento neste ano, a escritora e contadora de histórias Léia Cassol subiu ao palco e envolveu a todos os presentes com suas histórias cantadas.

Os alunos que já haviam trabalhado com os livros da autora em sala de aula nos meses que antecederam a Feira tiveram uma participação muito expressiva, cantando, dançando e interpretando juntamente com escritora durante a contação de histórias feita por ela. Durante a tarde a programação também contou com visita aos estandes e contação de histórias com a escritora. À noite o público alvo foi o Ensino Médio, professores e comunidade em geral.

Vale-livros

Por se tratar de ano eleitoral, neste ano a Administração Municipal, atendendo a lei eleitoral não distribuiu vale-livros para os alunos como era feito em anos anteriores. No entanto, a Prefeitura irá adquirir o mesmo valor que seria investido nos vales para a aquisição de livros que serão distribuídos entre as quatro escolas do município: Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga, Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ireno Bohn, Emef Santo Antônio de Pádua e Colégio Estadual Poncho Verde.

SESC

A Unidade do SESC Venâncio Aires é uma parceira da Prefeitura de Mato Leitão na realização da Feira do Livro. Representando o SESC esteve presente na abertura do evento na manhã desta quinta-feira, 11, Gerente do SESC – Unidade Venâncio Aires, Diane Lacerda Araújo. Ao se pronunciar ela fez referência de que este era um dia festa. “É como se estivéssemos nas olímpiadas e o nosso pódio é a leitura e a literatura”, disse Diane. Ela ainda parabenizou a Administração Municipal e a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto pela realização do evento.

A respeito dos vales-livros disse achar importante a ideia da aquisição de livros para as escolas para que eles estejam disponíveis a todos os alunos e comunidade escolar. “É importante trabalhar o coletivo, o compartilhar entre os alunos. Esta é uma ideia interessante”.

Além disso, Diane aproveitou o momento para entregar o troféu para o município de Mato Leitão pela participação dele no Dia do Desafio que aconteceu no dia 25 de maio.

11 de agosto de 2016 – Educação, Cultura e Desporto