O Espaço Casa da Emater na Expoagro Afubra 2025 apresenta o trabalho desenvolvido na cultura da erva-mate. O controle biológico da broca da erva-mate é um dos destaques, garantindo a conservação dos ervais de forma sustentável.
O estande divulga o desenvolvimento da cultura com foco na melhoria da produtividade, sustentabilidade. “Oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre práticas agrícolas inovadoras, manejo de ervais, além de tratar de temas essenciais para a cultura, como o controle biológico da broca da erva-mate”, disse o chefe do Escritório da Emater/Ascar em Mato Leitão, Rudinei Pinheiro Medeiros.
Medeiros salienta ainda que o programa desenvolvido pela Emater/RS-Ascar para a Qualidade e Valorização da Erva-Mate do Governo do Estado, com foco em boas práticas agrícolas e de fabricação, também é destaque no espaço onde estão sendo abordadas as melhores práticas de colheita para garantir uma boa brotação e produtividade dos ervais.
Outra atração é a cultura do porongo, sua importância cultural, social e econômica. “De onde vem a cuia do nosso chimarrão. Os visitantes podem conferir todo o processo”, explica.