Alunos, professores, funcionários, equipe diretiva e autoridades municipais comemoraram na manhã de hoje, 12, o primeiro aniversário de criação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ireno Bohn. O educandário foi criado através do decreto 3.705 de 11 de dezembro de 2015 e recebeu o nome de Ireno Bohn em homenagem a uma personalidade que por décadas foi referência em Mato Leitão, em especial, por ter sido dedicado as causadas educacionais. Além disso, Ireno Bohn era o proprietário da área onde a escola foi construída.

A Emef Ireno Bohn iniciou seu funcionamento em fevereiro deste ano, atendendo em tempo integral do 1º ao 4º ano, totalizando quatro turmas. Sua estrutura é composta por quatro blocos, divididos em pedagógico, administrativo, de serviço e central, contendo seis salas de aula. A obra custou mais de R$ 1 milhão e foi executada através de recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de investimentos feitos pela Administração Municipal, com recursos próprios. Para o próximo ano, mais uma turma será atendida em tempo integral na escola. Assim, o educandário passará a funcionar do 1º ao 5º ano.

Durante a solenidade na manhã de hoje, nas dependências da escola, as turmas fizeram apresentações de dança e também demonstraram um pouco do conteúdo que é trabalhado em sala de aula. A prefeita Carmen Goerck, o vice-prefeito Sergio Machado e a ex-secretária de Educação, Cultura e Desporto, que atuava frente a secretaria na época da criação da escola, Edelvani Loeblein, prestigiaram a hora-cívica realizada. A prefeita ao fazer uso da palavra destacou que a escola Ireno Bohn foi construída no intuito de atender a reivindicações feitas pelas famílias que sempre demonstraram interesse por uma escola em tempo integral na sede do município. Também parabenizou a todos que fizeram parte deste primeiro ano de história do educandário.

O vice-prefeito Sergio lembrou, durante a manhã de hoje, que no início das obras da escola, ao invés de fazer o aterro para construí-la, o Executivo optou por coloca-la sobre pilotis. Essa opção foi aprovada pelo FNDE e possibilita a construção de mais oito salas de aula, sendo que destas, duas já estão praticamente prontas. Machado explicou que a escolha levou em conta a ampliação do número de matrículas no educandário e, também, o aumento do número de turmas na escola, garantido estrutura para receber os novos alunos, quando isso for necessário.

12 de dezembro de 2016 – Educação, Cultura e Desporto