Alunos da Emef Santo Antônio de Pádua (SAP) e Colégio Estadual Poncho Verde representaram Mato Leitão no Programa Geração Consciente – O Cuidado Transforma-, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

A ação educativa (promoção da saúde integral de adolescentes e jovens) foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma das experiências mais exitosas do país na oferta ações de prevenção ao HIV. ‘O Geração Consciente’ trabalhou ao longo do ano temas como saúde sexual e reprodutiva, violência, diversidade, estigma, uso de drogas, saúde mental e aprendizagem socioemocional.

Os alunos da SAP inclusive participaram do ‘Arena Geração’, ação que finalizou o programa neste ano. Essa etapa contou com um jogo cultural e educativo entre escolas da rede pública. Por meio de informação, diálogo e reflexão crítica, o evento buscou estimular a consciência sobre os principais desafios enfrentados pelos adolescentes.

A integração dos dois programas (Saúde na Escola e Geração Consciente) fortaleceu as ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e educação em saúde nas escolas públicas do Rio Grande do Sul, especialmente para jovens de 12 a 18 anos. O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa federal, enquanto o Geração Consciente é um programa estadual que utiliza metodologias de jogo para abordar temas como saúde sexual e reprodutiva, prevenção ao HIV/IST, diversidade, violência e saúde mental.

A participação de Mato Leitão envolveu estudantes do 8º, 9º Anos do Ensino Fundamental e 1º Ano do Ensino Médio.

ESTADO

Em 2025, o programa alcançou 173 municípios e 866 escolas, envolvendo cerca de 50 mil estudantes e 2,5 mil professores. Uma pesquisa realizada no último ano revelou que os alunos se sentiram mais acolhidos e conscientes sobre temas sensíveis, enquanto os professores destacaram a relevância das atividades frente à realidade dos adolescentes.