Com a expectativa de reunir 1 mil plantas, o Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires (Nova), Mato Leitão e Passo do Sobrado, promove a partir de amanhã (10) a 13ª Exposição Estadual de Orquídeas -Laelia purpurata.

A visitação do público, no ginásio da Seubv, é gratuita e a organização exigirá o comprovante de vacinação (carteira física ou virtual) além da máscara de proteção individual. Os associados do Nova deverão participar com cerca de 500 plantas na exposição cuja visitação será liberada a partir das 17h da sexta-feira.

O evento conta novamente com o apoio da Prefeitura. O presidente do Nova, Sílvio Jaeger, destaca que a exposição de Mato Leitão é uma das maiores do Estado. “ A expectativa é boa, mas, ao mesmo tempo, é uma incógnita, porque é a retomada após essa leve abertura da pandemia. É tudo novo”, disse Jaeger.

O presidente revela que o Nova já recebeu a confirmação de excursões para domingo, dia 12, vindas de Santa Rosa, Porto Alegre, Montenegro, Ijuí e Ajuricaba. A exposição de Mato Leitão é a quarta que está sendo realizada no Rio Grande do Sul, sendo a primeira de âmbito estadual, na retomada dos eventos após a pandemia. As outras três ocorreram em Santa Cruz do Sul, Gramado e Rolante.

Além da exposição haverá quatro orquidários comercializando flores nos três dias do evento na Seubv. A abertura oficial, com a presença de autoridades, está marcada para sábado (11) às 10h.

JULGAMENTO

O Nova confirmou que a exposição vai premiar 65 plantas na edição deste ano. O julgamento das plantas inicia às 13h da sexta-feira (10), conforme regulamento da Federação Gaúcha de Orquidófilos.

PÚBLICO

– sexta-feira, 10: 17h às 21h

– sábado, 11: 8h30min às 20h

– domingo, 12: 8h30min às 18h