Mais de 300 plantas embelezaram neste final de semana o ginásio da Seubv, na 2ª Exposição Regional de Orquídeas ‘Cattleya labiata’. Vinte orquídeas ganharam premiação após julgamento.
O evento, que teve ingresso gratuito tanto no sábado como domingo, marcou os 33 anos de fundação do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova) e do município de Mato Leitão. Além da exposição, o evento contou com espaços para comercialização de plantas e de antiguidades (Brick de Wickert, de Venâncio Aires).
A presidente do Nova, Lovane Gross, confirmou a participação de 338 orquídeas vindas de Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Lajeado, Ijuí, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Vera Cruz, Venâncio Aires e Mato Leitão. O julgamento das plantas, para formar o pódio da exposição, foi realizado pelos juízes Cilane Bergmann, Luciane Johner e Fagundes Machado, da Federação Gaúcha de Orquidófilos (FGO).
O presidente da entidade gaúcha, Sinval Trovo e o prefeito Arly Stöhr (Flecha) acompanharam a exposição que integrou a programação festiva Mato Leitão 33 Anos.