A cultura do tabaco é a principal atividade na propriedade da família Becker, em Arroio Bonito. Para a próxima safra o casal Elói (45 anos) e Noeli (46) pretende trabalhar com 65 mil plantas. A primeira parte, cerca de 20 mil pés, já está na lavoura.
Com cerca de 8 hectares de área cultivada os Becker trabalham ainda com milho e demais culturas para o sustento da família que inclui os filhos Nicole (19) e Kévin (11). “Tivemos perdas consideráveis com o milho na última estiagem. Espero recuperar neste ano” disse Elói ao comentar a expectativa com a nova safra, depois do inverno. Para tocar a propriedade a família aproveita os diversos programas oferecidos pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente como Troca-Troca Sementes, Transporte de Calcário, vacinação e inseminação de animais, além de serviços com máquinas. “Quando compramos aqui era muita capoeira. As máquinas ajudaram a limpar e retirar pedras. Agora conseguimos trabalhar tranquilamente com trator”, comentou.

O casal Becker fixou residência em Mato Leitão há 18 anos, oriundos de Alto Sampaio, interior de Venâncio Aires. “Viemos para cá para melhorar de vida e não nos arrependemos. Aqui é tudo muito bom e diferente. Pra quem não imaginava conseguir comprar carro, conseguimos até trator e vários equipamentos”, disse Becker. Noeli também lembra de outra grande conquista: a nova casa concluída recentemente.
Elói destaca o apoio do poder público para as famílias do interior. “Não dá pra comparar com outros lugares. A Prefeitura está sempre pronta para ajudar. E tem também a equipe da Emater com orientações e visitas nas propriedades. O atendimento é muito bom”, afirmou. Noeli lembra também a área da educação. “O ônibus escolar passa aqui na frente de casa. Não precisamos se preocupar com isso. O Kévin participa das escolinhas de futebol e ele adora. Quem iria dizer que nós (interior de município) poderíamos participar disso”, completou.
IMIGRANTE
A filha do casal Becker é a atual Garota Imigrante. Nicole, representando o São José, foi eleita no ano passado inicialmente para atuação pelo período de um ano. Com a pandemia coronavírus (Covid-19), a Festa Municipal do Colono Imigrante acabou cancelada, ampliando o reinado até 2021.

VALE
Aproximadamente 200 agricultores, entre eles Elói Becker, já retiraram o Vale Incentivo. O programa de apoio ao setor primário beneficia anualmente mais de 500 produtores.
O valor varia conforme a produção agrícola informada no Bloco de Produtor Rural com base nos anos anteriores. São 10 faixas de produção, com valores a partir de R$ 65,00 até R$ 650,00. O recurso pode ser usado na compra de insumos, em especial adubo químico, ureia e sementes.
“Já fiz minha compra em adubo. Dá para produzir o milho que será usado na silagem. É outro programa muito bom no Município”, disse Becker. O prazo de retirada do Vale Incentivo termina em 30 de setembro.