Daniela Bublitz é a campeã na categoria Profissional do 16º Festiacanto em Mato.

Apesar da noite fria do último sábado, 12 de setembro, o 16º Festicanto Mato contou com um grande número de público, além de um número expressivo de competidores nas categorias estabelecidas. Daniela Bublitz foi a campeã na Categoria Profissional; Arthur Gabriel Cetolin da Rosa na Categoria Juvenil e Gabriela Siebneichler na Categoria Amador. Além dessas três categorias houve sete apresentações na Infantil, onde todos os participantes foram premiados, não havendo classificação.

Formaram a mesa de autoridades a Prefeita, Carmen Goerck, Vice-prefeito, Sergio Machado e Secretária de Educação, Edelvani Loeblein, Princesa da II Festa das Orquídeas, Amanda Assmann e a Princesa da 21ª Festa do Colono Imigrante, Alana Roos, a Presidente da APM da EMEF Santo Antônio de Pádua, Márcia Horn e a Diretora da escola, Carla Theisen. O evento é uma promoção da APM da EMEF Santo Antônio de Pádua e conta com o apoio da Administração Municipal.
As apresentações iniciaram com a categoria Infantil, onde sete dos nove candidatos inscritos se apresentaram. A categoria Infantil não foi avaliada pela banca de jurados e todos os participantes foram premiados, não havendo classificação. Seguindo a ordem, os candidatos da categoria Juvenil subiram ao palco. Foram sete competidores que interpretaram os mais diversos estilos musicais. As duas últimas categorias a se apresentarem foram a Amador e Profissional, que contaram com sete competidores cada uma.
Após o término das apresentações a mesa de jurados foi desfeita e aconteceu a apresentação de Ismael Neves, ex aluno da EMEF Santo Antônio de Pádua e estudante de Música na Universidade Federal de Santa Maria, acompanhado de uma colega de curso. Após, a Banda Festa Show comandou o baile.
Os vencedores do 16º Festicanto em Mato deste ano foram:

Categoria Juvenil:
1º Arthur Gabriel Cetolin da Rosa de Venâncio Aires