A Secretaria Estadual da Reconstrução Gaúcha realizou na última sexta-feira, dia 24, audiência pública para apresentar e debater a proposta de concessão da RSC-453, rodovia que passa por Mato Leitão.
O prefeito Arly Stöhr (Flecha), vice-prefeito Luciano Vargas e secretária de Finanças, Marlise Viviane de Bittencourt acompanharam o encontro que ocorreu na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. Flecha entregou documento com sugestões de obras para a duplicação.
Os pedidos envolvem a construção de travessias de pedestres, vias marginais de mão dupla e rótulas entre os quilômetros 12 e 13 (acesso ao Distrito Industrial). Um dos apontamentos envolve o pórtico (início do Acesso 20 de Março) que não tem acesso para os motoristas que seguirem no sentido Venâncio Aires-Lajeado. “A duplicação é importante, isso não se discute. No entanto, Mato Leitão, não pode ser penalizado com a falta de acessos e outros ajustes. Situações como no trecho do pórtico e Distrito Industrial precisam ser revistos”, disse.
Outra preocupação do prefeito envolve o tráfego de maquinário agrícola em toda a extensão do município. “Essa situação também precisa ser observada para garantir acessos mínimos para passagem de máquinas de um lado para outro”, completou. Flecha e o vice Luciano Vargas, ao final da audiência pública, conversaram com o secretário Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha) para agendar uma reunião com o objetivo de ratar das demandas do Município.
DEBATES
A cobrança de pedágio pelo modelo free flow (pórticos eletrônicos onde o usuário paga conforme circula na rodovia) e duplicação da rodovia foram os principais temas debatidos na audiência pública.
Mais de 20 pessoas, entre autoridades e populares, se manifestaram no encontro que durou cerca de duas horas. A previsão do Estado é lançar o edital de leilão do considerado Bloco 2 (concessão de 30 anos) ainda neste semestre, envolvendo rodovias que passam por 32 cidades.
A concessão prevê duplicação de 244 quilômetros de rodovias, além de outras obras. A previsão é de investimentos na ordem de R$ 6,7 bilhões com participação de R$ 1,3 bilhão do governo do Estado. Para a RSC-453, a concessão prevê a duplicação de 53,4 km e 27,3 km de ‘terceira faixa’. As obras no território de Mato Leitão estão previstas para ocorrer no quinto ano da concessão.