Neste ano, o fogo será novamente conduzido por atletas do município

A programação da Semana da Pátria inicia em Mato Leitão na próxima semana. Na sexta-feira, 2, às 9h, defronte a Prefeitura, acontece a recepção do Fogo Simbólico que marcará a abertura das atividades alusivas à Pátria. Para a manhã está previsto um momento cívico com a participação do Colégio Estadual Poncho Verde. O Fogo será conduzido por atletas da Cidade das Orquídeas.

Após a Hora Cívica na sede da cidade, o Fogo Simbólico segue para a Escola Ireno Bohn e Emei Vó Olga e por fim para a Emef Santo Antônio de Pádua. Cada escola será responsável por organizar seu momento cívico. Dando seguimento a programação, no sábado, 3, ocorre o desfile cívico. A partir do tema: “Em tempos de valores olímpicos, a paz e a união nos inspiram” escolas, associações, autoridades municipais e entidades desfilarão pela rua central de Mato Leitão.

A programação do sábado inicia às 9h defronte o restaurante Skina e segue até a Praça da Igreja Matriz. Para o dia do desfile será disponibilizado transporte, cujo roteiro iniciará às 7h45min. Além das representações municipais, a banda da Escola Estadual de Ensino Médio Mariante confirmou novamente participação no evento.

O TEMA

O tema da Semana da Pátria em Mato Leitão: “Em tempos de valores olímpicos, a paz e a união nos inspiram”, surgiu como proposta de fazer referência aos jogos olímpicos que aconteceram no Brasil durante o mês de agosto. Aliado a esta ideia buscou-se resgatar a simbologia por detrás deste momento, principalmente a de paz. Quanto aos valores olímpicos destacam-se a amizade, respeito, excelência, coragem, igualdade e determinação, que serão trabalhados durante o Desfile Cívico.

Além disso, com este tema se buscou fazer menção à questão de segurança, baseando-se nos temas nacional, “100 anos de Civismo da Defesa Centenária da Liga Nacional” e Estadual, “100 anos da Academia da Polícia Militar”, tendo em vista que a segurança pública foi um assunto muito debatido no município durante este ano.

ROTEIRO DO TRANSPORTE

Saída às 7h45min – Retorno após o desfile

Linha 01: Nilo Gato – APROM – Novo Amanhecer – Frigorífico 3K – Castro Alves – Palanque Pequeno – Canto Dresch – Loteamento Amizade – Canil – Violões Roos – Gerson Horn – SAP – Poliédricas – SEUBV.

Linha 02: Arnaldo Bourscheid – Travessão Rodrigues – Ferraria Bogorny – São João – Bonitão – Conservas Janaína – Retorna – Bonitão – Travessão Sampaio – Assoessa – Britador – SEUBV.

Linha 03: Bonitão – Lª Hillesheim – Sampaio Baixo – Lª Puhl – Centro – Evangélica – União – Vila Kroth – Acesso 20 de Março – SEUBV.

25 de agosto de 2016 – Educação, Cultura e Desporto