A campanha nacional de vacinação da gripe (Influenza) vai ser aberta para toda a população de Mato Leitão somente com a chegada de nova remessa de doses que ainda não tem data definida.

Neste momento, a Secretaria Municipal de Saúde vai seguir a orientação do Estado e reservar doses para grupos de maior risco como gestantes, idosos e puérperas. Até esse momento, o Rio Grande do Sul apresenta uma cobertura média dos grupos prioritários de 43%, enquanto a meta é 90%.  Ao todo, o público-alvo no RS é estimado em 5 milhões de pessoas.

Dessas, cerca de 2,5 milhões já foram vacinadas e tiveram a dose registrada no sistema. O Rio Grande do Sul recebeu cerca de 3,8 milhões de doses. As demais 1,2 milhão tem previsão de entrega na próxima semana.

A vacinação contra a gripe para todas as pessoas acima dos seis meses de idade foi liberada pelo Ministério da Saúde. As secretarias municipais de Saúde irão definir a melhor forma de ampliar a imunização.

GRIPE E COVID

É preciso manter um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas da gripe e da Covid-19, independentemente da ordem de qual foi a primeira. A orientação visa dar maior segurança para que qualquer evento adverso pós-vacinação que possa surgir de uma não seja confundido com o outro imunizante.