Promover a saúde com atividades educativas diretamente nas comunidades de Mato Leitão. Profissionais do grupo de Educação em Saúde, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizam mensalmente encontros com famílias. Em Linha Conceição, na residência de Sônia Maria Mallmann, o tema principal envolveu ‘Setembro Amarelo’, mês Internacional de Prevenção ao Suicídio.

A Organização Mundial da Saúde estima que a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. Participaram da ação, na quarta-feira (12), a psicóloga Solange Simon, estagiária (psicologia) Maiara Führ e Agente Comunitária de Saúde Bianca Ferreira da Silva, que atende cerca de 198 famílias em Linha Conceição, Boa Esperança Alta, Palanque Pequeno e Vila Kroth.

Além de orientações sobre o tema, os profissionais desenvolveram atividades físicas e de recreação com os moradores. “Esse trabalho ocorre em todas as localidades, facilitando a participação das pessoas. Em cada reunião conversamos sobre um tema diferente. Neste mês o trabalho envolve o suicídio”, disse Solange Simon. O Grupo de Educação de Saúde participa de encontros mensais, seguindo roteiro pelas comunidades do interior, auxiliado pelas Agentes de Saúde.

Atividades de lazer fazem parte dos encontros

SAIBA MAIS

A rede pública de saúde oferece ajuda profissional para prevenção ao suicídio. As pessoas devem procurar as Unidades de Saúde mais próxima ou o Centro de Valorização da Vida (CVV), através do número 188 de forma gratuita (24 horas).