Profissionais da Secretaria de Saúde deram início a um trabalho com um grupo e hipertensos e diabéticos (hiperdia) na região da Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Santo Antônio. O primeiro encontro, na sede da Assocersa, ocorreu em setembro com participação acima da expectativa.

A enfermeira Lucimara Baierle informou que 48 pessoas, grande maioria de mulheres, acompanhou o primeiro encontro. Os profissionais explicaram a importância do grupo e o envolvimento dos pacientes. “Realizamos uma dinâmica sobre conhecimentos populares envolvendo plantas medicinais. Ainda foram disponibilizados a aferição de pressão arterial e glicemias capilar (glicose)”, disse.

Profissionais atenderam as pessoas

O próximo encontro está marcado para 14 de novembro. O trabalho em grupo é um espaço de estímulo social e troca de informações para traçar estratégias de educação. O compartilhamento dos conhecimentos visa auxiliar no tratamento.

SAIBA MAIS

DOENÇAS

Pesquisa do Ministério da Saúde aponta que aproximadamente 22,7% da população brasileira é diagnosticada com hipertensão e 5,6% possui diabetes, entre os tipos 1 e 2.