O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta semana um novo levantamento sobre estimativas populacionais para os municípios brasileiros. Os dados se referem a julho de 2019.
Mato Leitão teve um crescimento de 1,3% em relação ao último ano passando para 4.515 pessoas. As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.
As populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.