A tarde de ontem foi marcante para o munícipes de Mato Leitão, tendo em vista o ato de inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ireno Bohn na sede do município. Autoridades municipais e comunidade em geral se fizeram presente no ato, que marca a história da educação na Cidade das Orquídeas.

Ao iniciar o protocolo, quem se pronunciou foi a supervisora da escola, Solange Stülp, que falou em nome de toda a equipe de trabalho do educandário. Em seguida, quem fez uso da palavra foi a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Edelvani Loeblein, que agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância desta obra para toda a comunidade de Mato Leitão. Também destacou que está é a concretização de uma meta estabelecida pela Administração Municipal, desde 2013, salientando que essa Administração investe nas pessoas, priorizando a educação e também a saúde, que são os principais serviços prestados aos munícipes.

Também fizeram uso da palavra o presidente da Câmara de Vereadores, Arsênio Maldaner, Júlio Lima, representando o Deputado Federal Paulo Pimenta e Caio Baierle, presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e prefeito do município de Passo do Sobrado.

Após estes pronunciamentos aconteceu uma homenagem a Ireno Bohn, onde a família dele foi convidada em se colocar em destaque para o ato. Após a leitura do texto, a prefeita Carmen Goerck realizou a entrega de cópia do decreto que nomeia a escola para a professora Imelda, viúva de Ireno Bohn. Aproveitando o momento, Imelda, fez o uso da palavra e representando sua família agradeceu essa bela homenagem feita a seu esposo e falou um pouco sobre a história de vida de Ireno, dando destaque ao fato de ele sempre lutar ativamente pelas causas relacionadas à educação, sendo uma pessoa muito presente na comunidade.

Encerrando os discursos, a prefeita Carmen Goerck, falou sobre o quão importante e emocionante é inaugurar uma obra como essa, tão reivindicada pela população. Carmen falou sobre o investimento realizado na escola, enfatizando que foram deixadas de fazer quadras de pavimentação asfáltica para a construção deste educandário. “Deixamos de fazer asfalto, mas investimos na educação. Assim como na nossa casa não se dá para fazer tudo. Nós escolhemos priorizar as reivindicações da nossa população, que tanto nos pediu uma escola de tempo integral na sede”, relata. “Nós defendemos a prestação de serviços a nossa população, e a educação é prioridade em nossa administração, por isso entregar esta obra é tão importante pra nós”. Carmen ainda falou que está obra dá mais segurança e tranquilidade às famílias, que agora tem um local adequado para deixar seus filhos enquanto estão em seu trabalho. Também falou sobre o histórico de Ireno Bohn, enaltecendo a sua preocupação constante com a educação, sendo um grande líder político e comunitário, fato que foi determinante para a denominação da escola.

Após, o Padre Carlos Muller concedeu a benção ao local e foi feito o descerramento da placa e a abertura oficial das fitas, inaugurando, assim, as dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ireno Bohn. Todos os presentes puderam visitar as dependências do educandário, para conhecer o local.

O educandário contempla quatro blocos, divididos em pedagógico, administrativo, de serviço e central custou mais de R$ 1 milhão.  Os recursos para a construção desta escola são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, através de articulações feitas pelos Deputados Federais Afonso Hamm (PP) e Paulo Pimenta (PT). Além deste valor de esfera federal, a Administração Municipal também investiu e permanece investindo para a finalização geral da obra.

22 de março de 2016- Educação, Cultura e Desporto