A Escola Municipal Ireno Bohn obteve ótimos resultados na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Os testes de aprendizagem envolvendo leitura, escrita e matemática se referem ao ano de 2016.

A avaliação tem como objetivo conferir o nível de alfabetização nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática por meio de testes envolvendo alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental. Na Escola Ireno Bohn participaram 17 crianças que responderam três ou mais questões dos testes objetivos de Língua Portuguesa e Matemática.

Aplicada a cada dois anos, a ANA oferece um conjunto de indicadores importantes para análise do contexto do trabalho realizado pela escola. A avaliação é dividida em escalas, levando em conta que o nível ‘1’ é o mais elementar e ‘4’ o mais elevado. Na edição 2016, participaram da avaliação cerca de 2,2 milhões de estudantes matriculados no terceiro ano do ensino fundamental em mais de 48 mil escolas públicas.

A diretora Marciani Wacklawovsky considera ótimo o resultado. “Mostra que o trabalho está no caminho certo. É muito bom ver estes índices. Serve de estímulo para a toda a equipe que atua na escola”, disse. Neste novo ano letivo estão matriculados na escola 93 crianças em turno integral, distribuídas em seis turmas.

Educandário atende em turno integral
Educandário atende em turno integral

REUNIÃO

Na próxima terça-feira, 13, a escola terá reunião com pais ou responsáveis dos alunos na Seubv, a partir das 19h. Na pauta assuntos gerais sobre a rotina escolar.

OFICINAS

Além das aulas normais, os alunos participam de várias oficinas como recreação, artes, meio ambiente, informática, danças (meninas) e futsal (previsão em breve). Com atividades em turno integral a Escola Ireno Bohn oferece 5 refeições diárias para os alunos.

LEITURA

– 52,95% no nível 3: alunos capazes de localizar informação em textos de maior extensão

 ESCRITA

– 76,47% nível 4: alunos escrevem ortograficamente palavras com diferentes estruturas silábicas; produção de textos com continuidade a uma narrativa

 MATEMÁTICA

– 52,94% nível 4: alunos conseguem ler horas e minutos; cálculos de adição e subtração de até três algarismos; multiplicação e divisão até 2 algarismos

 HORÁRIO

Turno integral com horário entre 6h45min e 17h. A equipe conta com 18 educadores (professores, estagiários e monitores) e quatro servidores.