Mais de trinta jovens dispensados do Serviço Militar participaram na última quinta-feira, 19, da cerimônia de juramento à bandeira e entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI). A solenidade com a presença de autoridades, policiais militares e familiares ocorreu no auditório do Colégio Estadual Poncho Verde.

O ato, coordenado pelo secretário da Junta Militar Evandro Lenhart, reuniu jovens da classe 2001 que se alistaram no primeiro semestre deste ano. O presidente da Junta e prefeito Carlos Alberto Bohn reforçou o compromisso dos jovens. “Toda a sociedade espera muito de vocês que estão atingindo a maioridade. Esse juramento é um ato de respeito, civismo e patriotismo”, disse.

O vice-prefeito Arly Stöhr (Flecha), secretárias Júlia Theisen, da Educação, Eunice Heuser da Assistência Social, vereadora Isabela Machry (PSDB), diretor do Poncho Verde, professor Paulo Ricardo Heinen, coordenador municipal da Defesa Civil Gilberto Pfeifer e policiais do Grupo Policial Militar de Mato Leitão acompanharam a solenidade.

A próxima etapa do alistamento militar para jovens da classe 2002 inicia em janeiro com inscrições somente pela internet. O secretário Evandro Lenhart destacou que a partir do próximo ano os jovens não serão mais dispensados automaticamente. As novas regras, para municípios do padrão de Mato Leitão, ainda não foram anunciadas pelo comando do Exército nacional, o que deverá ocorrer possivelmente em novembro.

Prefeito Carlos Bohn e o vice Arly Stöhr (Flecha)