A data de 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa idosa. E para lembrar e garantir o direito das pessoas idosas o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) aderiu à campanha ‘Junho Violeta’.
Diversas ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população sobre as diversas formas de violência contra a pessoa idosa estão sendo desenvolvidas ao longo deste mês. A violência contra a pessoa idosa é crime e grave violação aos direitos humanos podendo se manifestar de diversas formas: abandono, abuso financeiro ou material, violência física, violência sexual, violência psicológica e negligência.
A assistente social Juliana Bonaldo destaca que o ‘Junho Violeta’ é dedicado ao idoso como um ato de amor e cuidado. “Quem passar pela Praça da Matriz Santa Inês verá a beleza das violetas, um lembrete que precisamos cuidar dos nossos idosos”, disse.
Segundo a secretária da Assistência Social, Eunice Heuser, a Administração tem zelado pela população idosa através de diferentes programas desenvolvidos ao longo dos anos. Já a equipe técnica do Cras, através das assistentes sociais e psicóloga, está sempre pronta para dar um atendimento especial. Qualquer tipo de violência precisa ser denunciando através do Disque 100 ou pelo telefone do Cras (3784-1247) ou ainda Brigada Militar através do celular 99996-1859.