Laboratório atenderá munícipes pela tabela SUS, tornando os exames gratuitos.

Autoridades municipais e comunidade local prestigiaram na manhã de hoje a inauguração oficial do Laboratório de Análises Clínicas Mato Leitão, instalado na Cidade das Orquídeas.

Durante a cerimônia a Secretária Municipal de Saúde, Miriam Heinen Marques da Silva, falou aos presentes sobre a emoção e alegria deste momento estar se concretizando. Relatou que esta foi uma conquista realizada após muitas negociações e tratativas, na qual a Administração Municipal foi incansável. Além disso, agradeceu aos responsáveis pelo laboratório por terem aceitado este desafio.
A Prefeita, Carmen Goerck, falou sobre o avanço na saúde municipal conquistado através da instalação de um laboratório que funcionará pela tabela SUS, onde os munícipes não terão gasto nenhum mais na realização de seus exames clínicos. “Esta era uma meta prioritária de governo, estávamos lutando por ela desde o início do nosso mandato em 2013”, afirma. “A saúde é o princípio de tudo e esta é uma obra muito importante para a nossa gente. Não se trata de uma obra material, mas sim de um recurso conquistado para garantir a qualidade de vida da nossa população, onde ela terá acesso a mais este serviço pelo SUS”, disse. A Prefeita ainda destacou que mesmo em tempos de crise a Administração Municipal ousou implantar este serviço pelo bem da população.
Através do sistema implantado no laboratório, o município fica responsável pelos custeios mensais com os exames realizados pela população, sendo que o Estado repassa R$ 3mil mensais, devendo o restante ser de contrapartida do município. Munícipes que consultarem em médicos particulares também podem usufruir deste benefício. Para tanto devem ir até uma das Unidades Básicas de Saúde de Mato Leitão para que seja emitida a requisição SUS que será entregue no laboratório.
A Prefeita ainda informa que a partir da data de hoje o convênio estabelecido entre o Laboratório Gassen, que possui um ponto de coleta no município, está encerrando. Por este motivo as pessoas que optarem por realizar exames no posto de coleta Gassen irão arcar com o valor total do mesmo, sem o auxílio da Administração Municipal.