Em sessão ordinária nesta semana, dia 7, a Câmara de Vereadores aprovou dois importantes projetos de lei encaminhados pelo prefeito Carlos Alberto Bohn.
Um deles trata da ‘Lei Lucas’ na rede municipal de ensino, que garante capacitação para monitores, estagiários, funcionários e professores. A legislação institui que escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil se preparem para atendimentos de primeiros socorros. A Prefeitura, mantendo trabalho de anos anteriores, promoverá capacitação com foco na medição de sinais vitais, interpretação de sintomas e sinais, obstrução das vias aéreas, crise convulsiva, traumas, controle de hemorragias, parada respiratória, crise de ansiedade, entre outros.
Outro projeto confirma a parceria com o governo do Estado, através do Programa Melhores Amigos, que trata da esterilização cirúrgica de cães e gatos. Mato Leitão foi contemplado com R$ 30 mil da Secretaria Estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, contando com contrapartida da Prefeitura de R$ 7,5 mil. O objetivo é atender no mínimo 150 animais com a castração de cães e gatos.