A programação da Semana da Pátria, em Mato Leitão, terá uma grande novidade neste ano. Pela primeira vez na história do Município, a centelha do Fogo Simbólico vai chegar pelas mãos de uma comitiva da Liga da Defesa Nacional, associação fundada em 1916.

Integrada por ex-militares e voluntários, a liga está envolvida com a distribuição do Fogo Simbólico no Rio Grande do Sul desde 1937. A chegada do símbolo do 7 de Setembro em Mato Leitão está marcada para 22 de agosto, às 14h. Trata-se da edição de número 88 da Corrida do Fogo Simbólico que envolverá a partir de agora, também a Cidade das Orquídeas.

A comitiva será integrada pelo comandante do eixo Centro/Norte da Liga da Defesa Nacional, Paulo Ricardo Pereira que integra também a Associação dos Legendários do 3⁰ Regimento de Cavalaria de Guardas de Porto Alegre, adjunto Vladimir Fraga Araújo e Maiki Gustavo Santin Leão, do Corpo de Bombeiros Militar RS/Porto Alegre.

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto está organizando um ato especial para recepcionar a comitiva da Liga da Defesa Nacional com o Fogo Simbólico da Semana da Pátria junto ao Centro Administrativo Municipal. Já a tradicional Caminhada Cívica, com autoridades, estudantes, entidades e associações, está marcada para o sábado, 6 de setembro.

LIGA

A Liga da Defesa Nacional (LDN) é uma associação cívico-cultural brasileira, fundada em 1916, que tem como objetivo principal fortalecer o sentimento patriótico e difundir a educação cívica, o amor à justiça e o culto ao patriotismo. A

LDN atua como uma entidade apartidária, imparcial, independente e transparente, buscando estimular o respeito aos símbolos nacionais e promover a participação dos cidadãos na vida política do país.