A escassez de água para abastecer animais nas propriedades rurais é uma das preocupações da Prefeitura de Mato Leitão. As chuvas irregulares nas últimas semanas agravaram o problema que se repete pelo segundo ano consecutivo.
Equipes da Secretaria de Obras estão atendendo pedidos de agricultores para limpeza e ampliação de reservatórios. Nos últimos dias já foram realizados serviços nas localidades de Arroio Bonito, Sampaio, Santo Antônio e Canto dos Griesang. A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Defesa Civil Municipal, estão acompanhando a situação.
No Vale do Taquari cinco municípios já decretaram situação de emergência: Canudos do Vale, Doutor Ricardo, Marques de Souza, Progresso e Taquari. Venâncio Aires, Sinimbu, Encruzilhada do Sul e Boqueirão do Leão são os municípios do Vale do Rio Pardo que já emitiram decreto.
ESTADO
A Defesa Civil contabiliza neste momento 126 municípios de todas as regiões gaúchas com decretos ativos de situação de emergência em razão da estiagem. Nos últimos 10 dias, 82 novos municípios apresentaram decretos.