Desde a segunda quinzena de março a rotina dos moradores de Mato Leitão foi completamente alterada por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). Diversas restrições e até proibições entraram em vigor através de decretos municipais com o objetivo de evitar a propagação do vírus.
As aulas nas três escolas municipais (Vó Olga, Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua) e Colégio Estadual Poncho Verde foram suspensas. O comércio e indústria precisaram se adaptar à nova realidade adotando diversas medidas preventivas e distanciamento social.
As atividades sociais e esportivas também foram suspensas, sem ainda uma data prevista para voltar ao normal. Diversos eventos foram cancelados com destaque para a programação Mato Leitão 28 Anos, 47ª Festa Intercomunitária, 1º Seminário de Educação Fiscal, Cavalgada de Prendas, além de competições esportivas como Municipal de Bocha, Municipal de Canastra, Festival de Minivôlei e Gre-Nal Solidário. Também foram interrompidas as Oficinas Esportivas da Secretaria de Educação, Oficinas de Danças e ainda atividades das igrejas católica e luterana.

As associações comunitárias, ginásios de esportes, bares, canchas de bocha e similares estão autorizadas a manter os estabelecimentos abertos, com atendimento ao público, observadas as medidas de higienização, limpeza e distanciamento social, com ampla disponibilização de álcool gel para uso público. Está proibida a realização de atividades esportivas e de recreação.
Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde não contabilizou nenhum caso de Covid-19.
CALENDÁRIO
Mato Leitão adota um Calendário de Eventos, reunido todas as entidades com o objetivo de organizar e disciplinar o cronograma de promoções. Em março e abril, por conta da pandemia Covid-19, foram cancelados oito grandes eventos.