Com a participação de 1.151 plantas, Mato Leitão sediou neste final de semana a 15ª Exposição Estadual de Orquídeas -Laelia purpurata’. O evento, no ginásio da Seubv, contou com a participação de 20 associações e 147 expositores representando as mais diversas regiões do Rio Grande do Sul.

O presidente da Federação Gaúcha de Orquidófilos (FGO), Sinval Rodrigo Trovo, destacou na abertura oficial a grandiosidade da exposição. “A mais linda exposição de orquídeas -Laelia Purpurata- do Brasil. Levo Mato Leitão no coração pela receptividade e empenho na realização deste evento que sempre é destaque pela quantidade e qualidade de plantas”, disse.

A exposição, que distribuiu 70 prêmios (pódio dos vencedores), foi organizada pelo Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado e contou com total apoio da Prefeitura de Mato Leitão. “A exposição já se tornou uma bela tradição no nosso município. Um momento muito esperado por todos que apreciam a beleza e diversidade destas flores singulares. As orquídeas, com suas cores e formas, ensinam sobre a importância da calma e do cuidado em entender o tempo da natureza”, disse o prefeito Arly Stöhr (Flecha).

O Chefe do Executivo destacou ainda que a Prefeitura sempre apoia e incentiva esses eventos relacionados a flor símbolo do Município, por fortalecer a cultura local, promover o lazer e atrair visitantes, movimentando a economia. “É um orgulho para Mato Leitão sediar uma exposição de tamanha magnitude e beleza”, finalizou.

ESTADO

A exposição contou com plantas de cidades como Santo Ângelo, Montenegro, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Garibaldi, Marques de Souza, Ijuí, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Caxias do Sul, São Sebastião do Caí, Pareci Novo, Farroupilha, entre outras.

“A cada edição, somos surpreendidos pelo capricho e dedicação dos orquidófilos, que trazem plantas bem cuidadas e saudáveis, prontas para encantar e, que sabe, integrar novas coleções”, comentou Arly Stöhr