A Secretaria Municipal da Saúde anunciou que a partir de agora o uso da máscara de proteção individual passa a ser opcional nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Central e Santo Antônio.
O uso da máscara, símbolo da pandemia Covid-19, continua sendo recomendado para as pessoas que apresentarem sintomas gripais. Em caso de necessidade, a Saúde irá inclusive disponibilizar máscara, para aqueles que precisarem de atendimento médico. A máscara fica opcional também aos servidores que atuam nas unidades de Saúde.
Os índices da pandemia coronavírus (Covid-19) melhoraram muito nos últimos meses no município, região e Estado. Em Mato Leitão, por exemplo, não são registrados novos casos da doença desde o início de setembro. O controle da Covid-19 se deve muito também ao trabalho de imunização das pessoas.
Na Cidade das Orquídeas mais de 4,4 mil pessoas (96,5%) receberam pelo menos uma dose da vacina e 3,2 mil pessoas (70%) estão imunizadas com a D3 Idosos, D3 Adultos, D2 Adolescentes e D2 Crianças. A vacinação das pessoas, conforme disponibilidade de doses, segue normalmente na UBS Central.