Mesmo em momento de crise, vivida a nível nacional e estadual e que atinge os municípios, Mato Leitão tem conseguido driblar as dificuldades com muito planejamento, controle e prudência, além de manter os serviços básicos à população, têm investido em obras públicas. Ao todo, estima-se um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões neste momento, com obras em todas as comunidades.

Entre estas obras, se destacam o projeto de pavimentação asfáltica de ruas estradas do município que contemplará trechos de cinco locais da cidade: Rua Santa Inês, Rua João Aurélio Wildner, Rua Arnaldo Bourscheid, Vila Sampaio e Vila Arroio Bonito. O investimento para tornar esta obra possível será de mais de R$ 2,7 milhões, viabilizando através de recursos próprios e de um financiamento junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo- Sul (BRDE).

Outro pleito de suma importância para o município é a reconstrução da ponte de Vila Sampaio, destruída por enxurrada que aconteceu em julho de 2014. Com o esforço continuo da Administração Municipal, neste ano, o Ministério da Integração Nacional – Defesa Civil liberou o recurso de R$ 383.246,00 para que a obra saísse do projeto. O executivo também já custeou os projetos básico e ambiental de licenciamento, no valor de R$ 9.950,00 para a construção de uma nova ponte na Estrada Albino Pedro Giehl, no interior de Mato Leitão. No local, sempre que há chuvas fortes, o acesso pela ponte fica interrompido.

O Parque Municipal das Orquídeas, localizado na Vila Santo Antônio, também é outro grande investimento realizado pela Administração Municipal. As obras hoje têm a fase da pista de rodeio concluída e outros projetos, como o de iluminação, construção de banheiros, copa e pórtico de entrada concluídos, aguardando recurso de Emenda Parlamentar da Deputada Federal Maria do Rosário. Em recursos, próprios, só neste ano, já foram investidos mais de R$ 100 mil.

Outro investimento realizado pela Administração neste ano foi a instalação de mais oito academias ao ar livre com recursos próprios na Cidade das Orquídeas. Percebendo que a primeira academia instalada no município trouxe resultados positivos, principalmente à saúde da população, o Executivo entendeu que essa seria uma aposta para melhorar a qualidade de vida dos munícipes. Desta forma, neste ano foram licitadas e estão em fase de instalação oito novos complexos que beneficiarão oito comunidades do interior. O investimento realizado foi de mais de R$ 120 mil de recursos próprios. Além disso, será instalada no Parque Municipal das Orquídeas uma academia ao ar livre com recursos da Consulta Popular de 2014 no valor de R$ 13.333,00.

As escolas municipais também recebem constantemente serviços de manutenção e reformas dos prédios. No período de férias, tanto a Emei Vó Olga, quanto a Emef Santo Antônio de Pádua receberam investimentos. Ainda neste ano foram adquiridos diversos materiais para a Emef Ireno Bohn, inaugurada em março e brinquedos para a instalação da pracinha do educandário. O Executivo também investiu na melhoria das calçadas, através do Programa Calçada Legal, da Praça Matriz, Emef Ireno Bohn e Emei Vó Olga, investindo mais de R$ 7 mil nessa obra.

Além destas obras, o Executivo projeta a construção do Centro Administrativo, Parcão na Sede, construção da ponte do início das Poliédricas e empreendimentos relacionados a Cosuel – instalação do incubatório de aves e unidade de terminação.

20 de junho de 2016 – Administração