Executivos dos dois municípios assinaram convênio de parceria na noite do sábado.

A noite do último sábado, 17 de outubro, foi especial para a população de Mato Leitão e Santa Clara do Sul, em especial para os moradores do Vale do Sampaio. Durante o Encontro de Corais Santa Thereza na ASSOESSA, em Vila Sampaio, houve a assinatura do convênio de parceria entre os Executivos das duas cidades, tendo em vista a construção da ponte situada na localidade. O processo licitatório para a escolha da empresa que executará a obra será de responsabilidade da Prefeitura de Mato Leitão e deverá ser aberto ainda nesta semana.

Durante o ato a Prefeita de Mato Leitão, Carmen Goerck, destacou que este é um momento muito importante para os dois municípios, uma vez que, após muito tempo de tramitação e busca por recursos, houve a contemplação para a construção da ponte. “Para nós poder dar uma notícia como esta, mesmo em tempos de crise nas cidades do Rio Grande, é muito importante. Me emociona poder ver que esta obra se concretizará e que nossos moradores poderão ter novamente esta ponte, que é de suma importância para o ligamento entre o nosso município e o de Santa Clara do Sul, destaca, Carmen ainda falou que o momento escolhido para a assinatura do convênio foi o de encontro de Corais porque o evento reúne os moradores da região, que tanto esperavam por essa boa notícia.

O Prefeito de Santa Clara do Sul, Fabiano Immich, também enfatizou a importância deste ato e a felicidade de conseguir concretizar este objetivo, que era tão aclamado pela população. Também estiveram presente no ato o vice-prefeito o e coordenador da Defesa Civil de Mato Leitão, Sergio Machado, o secretário da agricultura da Cidade das Orquídeas, Gerson Horn e o secretário de obras e coordenador da Defesa Civil de Santa Clara do Sul, Márcio Haas.

Recursos do Ministério da Integração Nacional

No início deste mês a Administração Municipal de Mato Leitão recebeu a confirmação da liberação do recurso federal oriundo do Ministério da Integração Nacional-Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, no montante de R$ 359.757,15 destinado a construção da ponte de ligação entre as duas cidades localizada em Vila Sampaio, que foi destruída por enxurrada ocorrida no mês de junho de 2014. Na data do ocorrido, Mato Leitão decretou situação de emergência devido aos transtornos ocasionados pela enxurrada.

Durante este período a prefeita de Mato Leitão, Carmen Goerck, e o prefeito de Santa Clara do Sul, Fabiano Immich, estiveram empenhados na busca de recursos para a construção da ponte que é de suma importância para os moradores das duas cidades. Após cerca de um ano de tramitação da documentação no Ministério da Integração Nacional, aconteceu a liberação do recurso Federal. O próximo passo é o processo de licitação para a escolha da empresa que executará a obra.