O Corede Vale do Rio Pardo divulgou ontem os primeiros números da votação da Consulta Popular 2022/2023 que iniciou na última segunda-feira (14). Mato Leitão e Sinimbu já atingiram (e superaram) os 2% de eleitores.

No caso da Cidade das Orquídeas, a meta inicial é 78 votos mas, até ontem, a mobilização do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) já confirmou 141 votos. A presidente e secretária de Finanças, Marlise Viviane de Bittencourt, cita que o trabalho segue intenso para buscar o maior número de votos possível contribuindo assim com a votação regional objetivando assegurar verbas extras.

O Corede Vale do Rio Pardo está na liderança na votação da Consulta Popular, realizada pelo Governo do Estado, na parcial divulgada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Os 23 municípios do Vale do Rio Pardo contabilizaram 1.819 votos, em quase 700 votos a mais em relação ao segundo colocado, o Corede Nordeste, que soma 1.136.

A votação se encerra na próxima quarta-feira, dia 23. A grande novidade para esse ano é o incremento para aqueles Coredes que tiverem maior desempenho de votos em relação aos seus eleitores. A região que ficar em primeiro lugar no ranking geral da votação, proporcional ao número de eleitores, garantirá o repasse de mais R$ 1 milhão do orçamento do Governo do Estado. Também há a recompensa de R$ 500 mil aos Coredes que ficarem entre a segunda a nona posição na votação no Estado.

 

COMO VOTAR?

A votação pode ser realizada de três maneiras: pelo aplicativo Colab, pelo site https://www.consultapopular.rs.gov.br e pelo WhatsApp, através do número (51) 8924-1547 (sem o 9 na frente).

Para votar o cidadão precisa ser eleitor, sendo que poderá votar em apenas uma proposta dentre as incluídas na cédula de votação.

 PROJETO

1 – Criação de um FabLab: laboratório aberto para acolher e transformar ideias em produtos.  Área: Inovação, Ciência e Tecnologia

2 – Construção de Pórtico(s) Turístico(s) na região Centro-Serra. Área: Turismo

3 – Gestão Sustentável na Agricultura – Correção de Solo. Área: Agricultura

4 – Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização de alimentos da agricultura familiar na região do Vale do Rio Pardo. Área: Agricultura

5 – Construção de um Centro Regional de Acolhimento para Mulheres. Área: Direitos Humanos e Assistência Social