Uma comitiva de Mato Leitão participou na quinta-feira (20), em Vale do Sol, do primeiro Seminário Regional do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), reunindo agroindústrias da região administrativa da Emater/RS Soledade.

O objetivo foi de abordar os avanços do programa ao longo dos seus 12 anos de existência e projetar as próximas ações da política pública. Foram discutidas questões relacionadas ao processamento dos alimentos (apresentação, embalagem e rotulagem), importância das recomendações técnicas, além da troca de ideias para aprimoramento do trabalho de produção e comercialização.

O chefe do Escritório local da Emater, Rudinei Pinheiro Medeiros, engenheiro agrônomo Francis Copetti, médico veterinário Henrique Schonarth (Prefeitura), além de representantes de quatro agroindústrias participaram do evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado e a Emater/RS-Ascar.

PROGRAMA

O Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) foi criado pelo Decreto Estadual nº 49.341, de 5 de julho 2012 e é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR/RS), em parceria com a Emater/RS- Ascar.

Números:

– agroindústrias cadastradas: 3.923

– agroindústrias em processo de formalização: 2.116

– agroindústrias inclusas (100% formalizadas): 1.807

– presença: 471 municípios (95%)

– agroindústrias orgânicas ou em transição: 300

Principais produtos:

– Vegetal: 54% – panificados, geleias, vegetais minimamente processados, doces de frutas, erva-mate;

– Animal: 36% – queijos, mel, embutidos, ovos;

– Bebidas: 10% – vinhos, sucos, cachaça.