Mato Leitão aderiu ao dia de paralisação realizando sensibilização nos setores.

O dia de hoje foi marcado pela paralisação dos municípios do Estado Rio Grande do Sul, que como forma de demonstrar as dificuldades enfrentadas por eles frente à crise instalada no Estado, adeririam a proposta da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande (FAMURS) de paralisar nesta sexta-feira, 25. Em Mato Leitão o dia foi também de sensibilização funcionalismo público.
A mobilização, denominada ‘Movimento do Bolo’, não é contra nenhum governo (Federal e Estadual), mas a favor dos municípios, tendo em vista a atual distribuição do bolo tributário entre União, Estados e Municípios, onde a União fica com a maior parte dos recursos (57%), os Estados com outra fatia significativa (25%) e os Municípios, onde tudo acontece com apenas 18%.
Em Mato Leitão, a Sede Administrativa realizou expediente interno durante o dia todo, sem atendimento ao público. Os servidores da Secretaria de Obras não ligaram máquinas, realizando serviços dento da Secretaria. Os únicos setores que mantiveram atendimento normal foram educação, escolas e a saúde, nas Unidades Básicas de Saúde.
A prefeita, Carmen Goerck, acompanhada da Secretária de Finanças, Pierrette Griesang Schmidt, realizou um momento de sensibilização nas diversas repartições públicas do município. No decorrer da semana este momento já havia sido realizado em algumas dependências, como EMEF Santo Antônio de Pádua, EMEI Vó Olga e Câmara de Vereadores. No dia de hoje, esta sensibilização aconteceu nos demais setores. Pela manhã os funcionários da secretaria de obras/agricultura (operadores), administração, finanças e agricultura, da assistência social e educação tiveram este momento e a tarde foram os da saúde na Unidade Básica de Saúde da Sede.
Através de lâminas, a prefeita buscou demonstrar a atual situação financeira do município, a questão de recursos e, em uma forma de conscientização, citou aos servidores algumas medidas que podem ser adotas como cidadãos para ajudar o Estado a sair da crise e consequentemente os municípios, principalmente Mato Leitão. Uma delas seria exigir a nota fiscal em todas as compras realizadas, além de destacar a importância da educação fiscal na vida dos cidadãos, relatando que o município integra os sorteios da Plataforma do Programa Nota Fiscal Gaúcha.
A prefeita ainda salienta que este dia foi um momento de demonstrar à população as dificuldades que os municípios enfrentam, tendo em vista que a União e os Estados com a maior parte dos recursos estão crise e que os municípios, lugar onde tudo acontece, são os que recebem a menor fatia do bolo tributário.