Na tarde de ontem, 28, representantes de entidades e do Executivo, vereadores, agentes comunitários de saúde, direções das escolas, secretários municipais e comunidade em geral deliberaram sobre a cidade de Mato Leitão, na 2ª Conferência Municipal das Cidades. Esta Conferência é uma etapa preparatória organizada pelo município tendo em vista a 6ª Conferência Nacional das Cidades.

O processo da 6ª Conferência das Cidades busca a interlocução entre diversos segmentos da sociedade civil organizada e o poder público nos três níveis de governo (executivo e legislativo) a respeito da “Função social da cidade e da propriedade”, como tema central. Após a abertura feita pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento Urbano de Mato Leitão (Codeuma), Claudiomiro de Oliveira, a prefeita Carmen Goerck fez uso da palavra, abrindo oficialmente a Conferência.

Em seguida, a convidada Simone Schneider aprestou alguns aspectos de debate da Conferência e falou sobre a realidade vivida na Cidade das Orquídeas. Finalizando esta parte de apresentação geral, o público presente foi dividido em três grupos que debateram acerca de algumas perguntas relacionadas a realidade do município e elaboraram metas a serem alcançadas pela cidade.

Após os debates cada grupo apresentou uma proposta elaborada pelos seus integrantes. As três sugestões dos participantes foram: estimular a regularização e aprimorar a fiscalização de lotes; investimento no acesso principal da cidade, visando maior segurança, lazer e embelezamento e ocupação de áreas públicas com equipamentos públicos para estimular hábitos sadios e de lazer.

Para encerrar a tarde houve a eleição dos Delegados que representarão Mato Leitão na 6ª Conferência Estadual das Cidades, que acontece em Porto Alegre no período de 9 a 11 de março de 2017. Os eleitos foram: o vereador João Machry, a agente comunitária de saúde Maiara Wagner, a arquiteta da Prefeitura Diana Peixoto e o secretário de Assistência Social, Habitação e Cidadania Albino Poter.

29 de junho de 2016 – Administração