O município de Mato Leitão foi selecionado para integrar o Programa de Eficiência Energética (PEE) da CPFL Energia, executado pela CPFL RGE. A escolha ocorreu por meio da Chamada Pública de Projetos 001/25, na qual a Prefeitura apresentou proposta de modernização da iluminação pública.

Após análise técnica, dentre inúmeras propostas apresentadas, o projeto foi aprovado e receberá investimento da CPFL RGE superior a R$ 1,3 milhão. A iniciativa prevê a substituição de 1.061 pontos de iluminação por luminárias de tecnologia LED, abrangendo aproximadamente 81% do parque de iluminação municipal. As melhorias alcançarão 51 vias, entre ruas e estradas, com expectativa de redução e 63,71% no consumo de energia elétrica.
Além da economia, o projeto proporcionará diminuição das perdas no sistema, modernização e padronização da iluminação pública, maior durabilidade das luminárias e consequente redução nos custos operacionais e de manutenção. Os benefícios também incluem ambientes urbanos mais iluminados e seguros, contribuindo diretamente para a qualidade de vida da população e para o fortalecimento da segurança pública.
O Gestor de Governança, Carlos Alberto Bohn, responsável pela elaboração do projeto, destacou que ‘o programa de Eficiência Energética, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), reforça o compromisso da CPFL Energia e do Município de Mato Leitão com o desenvolvimento sustentável, através da promoção do uso racional da energia elétrica’.

O prefeito Arly Stöhr, ao ressaltar a relevância da conquista para Mato Leitão, que disputou espaço em nível estadual com cidades de médio e grande porte, além de instituições públicas e privadas, exaltou a iniciativa da CPFL, que nos últimos anos investiu mais de meio bilhão de reais em ações de impacto social. “Parabenizo a CPFL pela visão de longo prazo e compromisso com a eficiência energética. Este é um excelente exemplo de como a parceria entre empresas e o Poder Público pode transformar realidades, gerar economia e promover um futuro mais verde e justo para todos”, disse.
A Administração aguarda com entusiasmo a conclusão dos trâmites internos da CPFL e o início da execução do projeto, previsto para 2026. Todas as etapas serão integralmente custeadas pela CPFL Energia, que fornecerá os materiais e equipamentos, além da mão de obra. A concessionária também assumirá o transporte, treinamento, capacitação e descarte adequado dos materiais utilizados, reforçando o viés sustentável da iniciativa.

