Mato Leitão está na lista de municípios do Vale do Rio Pardo que serão incluídos na estratégia de vacinação contra a dengue no Rio Grande do Sul. Nesta etapa, a Cidade das Orquídeas receberá 68 doses.
No total, são 61 novas cidades gaúchas selecionadas pelo Ministério da Saúde, que se somam às outras seis da Região Metropolitana já contempladas.
Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, idades que nacionalmente concentram maior número de hospitalizações dentro da faixa etária indicada pelo laboratório para receber a vacina (cinco a 60 anos). A vacina (de nome comercial Qdenga, da fabricante japonesa Takeda Pharma) não é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas acima dos 60 anos, público que concentra o maior número de óbitos no Estado. Para ter proteção completa contra casos graves e hospitalizações por dengue, são necessárias duas doses do imunizante incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS), com intervalo de três meses entre elas.