Na última quarta-feira, 13, cerca de 50 produtores participaram de mais uma oficina para estudar sobre o leite. Estese produtores são integrantes da Escola do Leite, um projeto inédito criado pela Dália Alimentos e que está em andamento nos municípios que compreendem a região de Arroio do Meio, da qual Mato Leitão, Venâncio Aires, Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul e outros municípios fazem parte. Neste dia, participaram das aulas os associados que produzem leite nos municípios próximos a Venâncio Aires e Mato Leitão.

Como de praxe, a aula foi realizada na propriedade de um associado. Desta vez quem recebeu os participantes da escola foi o casal Décio e Marinez Leismann, na localidade de Vila Santo Antônio, interior do município de Mato Leitão.  Ao receber o módulo que tratou sobre “Pastagens de Inverno e Verão”, ministrado pelo técnico em agropecuária Roni Roese, Décio e Marinez também se inteiraram de informações para melhor gerir a propriedade.

Prestigiando a Escola do Leite, estiveram presentes na oficina ministrada ontem o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Iliceu Burghardt e o chefe do escritório local da Emater/Ascar Claudiomiro de Oliveira.

O quinto e próximo módulo de aulas ministradas pela Escola do Leite tratará sobre “Melhoramento Genético”. Para os produtores da região de Mato Leitão e Venâncio Aires, o tema será abordado no dia 17 de agosto, na propriedade de Írio Frey em Linha Cecília, município de Venâncio Aires. Em Mato Leitão serão ministrados em mais quatro ocasiões módulos da Escola do Leite.

Calendário de aulas – turma D

17/08/2016 – Melhoramento Genético – propriedade de Írio Frey, Linha Cecília, Venâncio Aires.

14/09/2016 – Produção de Forrageiras Conservadas – propriedade de Vilson Becker, Vila Arroio Bonito, Mato Leitão.

13/10/2016 – Criação de Terneiras e Novilhas – propriedade de Írio Frey, Linha Cecília, Venâncio Aires.

17/10/2016 – Conforto e bem-estar de vacas leiteiras – propriedade de Miguel Becker, Vila Arroio Bonito, Mato Leitão.

14/12/2016 – Manejo nutricional do rebanho – propriedade de Décio Leismann, Vila Santo Antônio, Mato Leitão.

18/01/2017 – Produção de vacas leiteiras – propriedade de Vilson Becker, Vila Arroio Bonito, Mato Leitão.

Escola do Leite

O projeto Escola do Leite teve início em 2013 e percorre as propriedades rurais com a finalidade de levar conhecimento e informação aos associados que produzem leite para a Dália Alimentos. Este é o novo modelo de assistência técnica da cooperativa.

14 de julho de 2016 – Agricultura e Meio Ambiente