Durante os dias 11 e 12 deste mês acontece em Mato Leitão a 13ª Feira Municipal do Livro. O evento ocorre na Seubv, centro da cidade. O tema deste ano é ‘Venha você também subir o pódio e ser um campeão na leitura’. Conforme o secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Diego Konrad tanto o tema, quanto as ilustrações presentes no folder de divulgação da Feira estão relacionados com os Jogos Olímpicos, que acontecem no Rio de Janeiro.

Nesta edição a Patrona da Feira será a contadora de histórias e escritora de Literatura Infantil e Infanto-Juvenil, Léia Cassol. Ela nasceu no Paraná, mas mora em Porto Alegre há 20 anos. Atualmente desenvolve uma pesquisa sobre o Folclore e a Cultura presente no Estado. Léia viaja por todos os cantos do Rio Grande do Sul, o que enriquece seu conhecimento cultural, e, nas atividades que realiza nas escolas e em Feiras do Livro, busca repassar seu conhecimento e sua paixão pelo estado aos alunos, professores e comunidade.  Outro escritor convidado para participar do evento foi Caio Riter. Ele é professor, Mestre e Doutor em Literatura Brasileira e coordenador de Oficina Literária no SINTRAJUFE-RS. Em 1994 publicou seu primeiro livro, O palito Diferente.

A 13ª Feira Municipal do Livro é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Mato Leitão, em parceria com a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio RS) e conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Sindilojas Vale do Rio Pardo.

11 DE AGOSTO
MANHÃ:
8h30min – Visita aos estandes de livros

9h – Abertura Oficial da Feira

9h30min – Histórias cantadas com a escritora Léia Cassol

10h30min – Visita aos estandes de livros

11h – Sessão de autógrafos com Léia Cassol

Público-alvo: educação infantil, 1º e 2ºs anos do Ensino Fundamental
TARDE:
14h – Histórias cantadas com a escritora Léia Cassol

15h – Visita aos estandes de livros

16h – Sessão de autógrafos com Léia Cassol
Público-alvo: 3º, 4º e 5ºs anos do Ensino Fundamental
NOITE:
19h – Encontro com a escritora Léia Cassol

19h45 – Apresentação musical com talentos locais
20h – Sessão de autógrafos com Léia Cassol

Vista aos estandes de livros
Público-alvo: Alunos do Ensino Médio, professores e comunidade em geral

12 DE AGOSTO
MANHÃ:
8h30min – Visita aos estandes de livros

9h – Encontro com o escritor Caio Riter

10h – Espetáculo “O Negrinho do Pastoreio” – Teatro Social (Tio Tony)

Público-alvo: Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental
TARDE:
13h30min – Visita aos estandes de livros

14h – Encontro com o escritor Caio Riter

15h – Espetáculo “O Negrinho do Pastoreio” – Teatro Social (Tio Tony)

Público-alvo: Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental
17h – Encerramento da feira.

2 de agosto de 2016 – Educação, Cultura e Desporto