Pela primeira vez na história de Mato Leitão, a cidade foi sede da solenidade do Troféu Faergs, que marca o encerramento da temporada 2016 do atletismo gaúcho e é promovido pela Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (Faergs). Neste ano, a Seubv foi palco deste evento, na noite da última sexta-feira, 25, e reuniu atletas de diversos municípios do Rio Grande do Sul, destaques em competições estaduais, nacionais e mundiais, além de técnicos, árbitros e representantes de entidades que apoiaram o desenvolvimento do atletismo gaúcho.

Na oportunidade, representantes do município foram premiados. Na categoria Sub-12, a atleta Jordanna Maquelly Guedes, recebeu medalha e certificado de atleta destaque, conquistado quando ficou campeã estadual da prova de salto em altura durante o Campeonato Estadual de Atletismo sub-12, em Santa Cruz do Sul. A professora de educação física Débora Dresch da Rosa, responsável pela equipe de atletismo de Mato Leitão, recebeu premiação como treinadora destaque na categoria regional.

Na categoria ‘Amigo da federação’, destinada a pessoas e entidades que colaboraram com a Faergs durante a temporada 2016, a diretora Rosirene Petter Quinot, em nome da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua recebeu o prêmio. Na mesma categoria, a Prefeitura de Mato Leitão foi premiada, sendo representada pelo vice-prefeito em exercício, Sergio Machado.

Durante a solenidade do Troféu Faergs, todo ano é escolhida na cidade anfitriã uma personalidade nomeada de Membro Benemérito, aquela que durante a temporada que está em vigor contribuiu para o desenvolvimento do atletismo gaúcho. Neste ano, recebeu este destaque a prefeita da Cidade das Orquídeas, Carmen Goerck. Em sua fala, o presidente da Federação, professor Marcos Andrade, destacou que esta premiação leva em consideração o trabalho realizado pela atual prefeita de Mato Leitão em prol do desenvolvimento do atletismo em sua cidade, o que colabora para o crescimento do atletismo no Estado.

O secretário de educação, Cultura e Desporto de Mato Leitão e, também, membro do Conselho Técnico Consultivo da Federação, professor Diego Konrad, salienta que este é o primeiro ano que o município é associado da Federação e que sediar um evento como este é uma grande honra para a Cidade das Orquídeas. “Reunimos em nossa cidade atletas de todo o Estado. Alguns que participaram de competições nacionais e mundiais. Árbitros que atuaram durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, além de treinadores destaque, entidades e pessoas que apoiaram o desenvolvimento do atletismo do Rio Grande do Sul nesta temporada. Por uma noite fomos a capital do atletismo gaúcho. Agradeço a Adminitração de Mato Leitão que apoiou a modalidade no município e hoje colhe frutos positivos.”

PREMIAÇÕES

As premiações aconteceram nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18, Sub-20, Adulto e Especial, que reúne atletas e técnicos com destaque nacional e internacional. Os árbitros do Estado que participaram da Olimpíada Rio 2016 também receberão uma homenagem especial. Outra categoria premiada é a Amigos da Federação, que reúne entidades e pessoas que colaboram com a Faergs ao longo da temporada. Por fim, foi entregue um prêmio para o Membro Benemérito.

APRESENTAÇÕES

Durante a solenidade, artistas do município abrilhantaram a noite com apresentações variadas. Rafaela Mallmann Bohn interpretou duas músicas ao som do violino; Camilly Beatriz Marques, acompanhada do seu pai Elemar Marques fez uma apresentação de gaita e violão; e Bruna Thaís Heinen, prenda do CTG Querência da Mata declamou um poema. Estas apresentações mostraram o potencial artístico do município.

28 de novembro de 2016 – Educação, Cultura e Desporto