A Comissão Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí divulgou demandas de valorização e proteção das mulheres que vivem em propriedades rurais e também do setor primário.
Um documento com diversas reivindicações foi elaborado a partir do 26º Encontro Regional das Mulheres Rurais que ocorreu em Passo do Sobrado, no último dia 8 de março, alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Mato Leitão participou do evento com uma comitiva com mais de 50 pessoas. Cópia do documento foi entregue ao prefeito Carlos Alberto Bohn pela vereadora Sandra Wagner (Venâncio Aires) e Rose Neumann. As demandas estão pautadas no resgate, retomada e reinstituição daquilo que deu certo e que hoje ainda se faz necessário em relação às políticas públicas sociais em benefício coletivo, profissional e social das mulheres e outras ações.
SAÚDE E PREVIDÊNCIA SOCIAL
Fortalecimento do Programa de Estratégias de Saúde da Família no meio rural; distribuição gratuita pelo SUS de absorventes íntimos; Saúde Mental; exames médicos voltados para prevenção da saúde da mulher; exames preventivos no Programa Saúde da Mulher; Programa Estadual de Saúde da Pele (protetor solar); revogação imediata da PEC 241/2016; aposentadoria das mulheres trabalhadoras rurais aos 55 anos.
POLÍTICAS SOCIAIS
Recursos públicos do Fundo Partidário para programas sociais; incentivo à cultura para famílias das mulheres trabalhadoras rurais; aporte financeiro para Educação do Campo (Casas Familiares Rurais e Escolas Famílias Agrícolas); retomada do Programa Nacional de Habitação Rural; recriação e restabelecimento da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para mulheres em âmbito estadual; políticas públicas de prevenção a violência contra s mulheres do meio rural; construção de um Centro Regional de Acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica no Vale do Rio Pardo.
POLÍTICA AGRÍCOLA E DESENVOLVIMENTO RURAL
Linhas de crédito para o acesso ao Pronaf Mulher; construção de cisternas e açudes para agricultores familiares; incentivos financeiros par novas agroindústrias e produção agroecológica; fiscalização no uso de agrotóxicos; subsídios públicos para redução dos preços dos insumos agrícolas; programas de financiamento e incentivo a aquisição de propriedades rurais voltadas a agricultores familiares -Programa Crédito Fundiário (Terra Brasil); reinstituição do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).