Laboratório atende há um ano na Cidade das Orquídeas e já realizou mais de 18 mil exames de análise clínica

Neste mês de agosto o município de Mato Leitão comemora o primeiro aniversário de instalação e atendimento do Laboratório de Análises Clínicas Mato Leitão, que realiza exames pela tabela SUS, ou seja, totalmente gratuitos à população.

Desde que o laboratório está instalado no município, a população que busca atendimento nas duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) tem o atendimento totalmente gratuito para a realização de exames clínicos. Antes deste serviço, Mato Leitão já contava com um posto de coleta do Laboratório Gassen que atendia a população através de convênio com a Administração Municipal.

Neste caso, o Executivo Municipal era responsável pelo pagamento de uma porcentagem dos exames, sendo o restante custeado pelo munícipe, que em muitos casos encontrava dificuldade em custear esta contrapartida e consequentemente em monitorar sua saúde com os exames rotineiros solicitados. Desta forma, foi necessário buscar uma alternativa para garantir o direito da gratuidade dos exames na Atenção Básica.

Para custear estes exames, que se tornam gratuitos à população a União envia o valor de R$ 2.900,55 por mês e o restante é pago pelo município. Neste um ano que está instalado na Cidade das Orquídeas, ele já realizou mais de 18 mil exames, com uma média mensal de 1.500 exames.

ATENDIMENTO

Desde o mês de fevereiro o atendimento para coleta, agendamento e retirada de exames só acontece pelo turno da manhã, das 7h30min às 11h30min, de segunda a sexta-feira. Para realizar os exames é preciso agendar antecipadamente.

Para isso o paciente ou alguém próximo a ele deve comparecer no laboratório na Rua Leopoldo Aloisius Hinterholz, nº 871, munido de um documento de identidade e requisição do SUS. Para retirar o exame é necessário apresentar um documento de identidade ou comprovante de realização do mesmo.

30 de agosto de 2016 – Saúde