Crédito: Site da Internet 

Fruto da viagem técnica para Israel feita pelo ex-secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Gerson Horn, e o coordenador local da Emater/Ascar, Claudiomiro de Oliveira, a ideia de implantar biodigestores no município está avançando. Nesta semana, o escritório local da Emater recebeu dois contratos, dos sete projetos elaborados em novembro do ano passado para a implantação de biodigestores.

O recurso para esta aquisição é oriundo da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e serão repassados aos produtores através Emater/Ascar. Cada produtor receberá um kit para instalação de um biodigestor no valor de R$ 10 mil, que será financiado em cinco anos, com juro zero e abatimento de 80% da parcela se o pagamento for realizado em dia.

Os dois contratos enviados são dos produtores João Carlos Machry e Cesar Heisler. A expectativa do Poder Público municipal e da Emater é que os outros cinco projetos também sejam liberados em breve, uma vez que foram elaborados na mesma data dos dois cujos contratos foram enviados. Claudiomiro está trabalhando no encaminhamento da documentação necessária para estes dois contratos.

O biodigestor é uma importante tecnologia para os produtores e para o meio ambiente, pois o ele vai acelerar o processo de fermentação dos dejetos, o que diminui a poluição do meio ambiente com gases e evita a acidez do solo.

DEMAIS PROJETOS

Os outros produtores que têm projetos para serem avaliados são: Edelvan Heinen, Moisés Heisler, Lúcia Nyland, Daniel Stöhr e Vilson Becker. A expectativa é que os contratos referentes a estes projetos também sejam enviados em breve.

25 de agosto de 2016 – Agricultura e Meio Ambiente