Mato Leitão está inscrito no programa Mãe Gaúcha, iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes). A ação promove a distribuição de kits com itens essenciais para recém-nascidos a gestantes em situação de vulnerabilidade social.
Até o momento, 180 municípios gaúchos aderiram ao programa. Lançado no início de 2024, o Mãe Gaúcha beneficia gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebam o benefício do Bolsa Família (ou que estejam aguardando o deferimento da inscrição no programa). Além disso, as gestantes precisam estar com o pré-natal em dia.
Cada kit é composto por peças essenciais para os primeiros meses do bebê – como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes e meias, além de uma bolsa maternidade. O Mãe Gaúcha já soma mais de 28 mil kits entregues desde seu lançamento.
A distribuição dos kits às prefeituras é baseada no número de gestantes no CadÚnico que residem no município e que atendem aos requisitos do programa. Compete às prefeituras a entrega dos kits diretamente às beneficiárias.
PRÓXIMAS ENTREGAS
Estão previstas para janeiro e fevereiro as primeiras entregas de 2025 dos kits do Mãe Gaúcha às prefeituras. As ações ocorrem de forma regionalizada e devem beneficiar 150 municípios. No total, serão distribuídas 4.442 unidades.
Mato Leitão, que integra o Polo Lajeado, receberá os kits no dia 21 de janeiro. Fazem parte do grupo dos municípios de Lajeado, Brochier, Herveiras, Mato Leitão, Relvado, Roca Sales, Santa Cruz do Sul, Vale Verde, Barros Cassal, Bom Retiro do Sul, Tabaí, Arvorezinha, Vale do Sol, Encantado e Doutor Ricardo.